Técnicos responsáveis pelos serviços municipais de inspeção sanitária dos produtos agropecuários da Serra Catarinense participaram esta semana no auditório da Amures, de reunião para criar a Câmara Temática que tratará das questões relacionadas ao setor. A iniciativa é do Consórcio Serra Catarinense – Cisama e está sendo coordenada pela médica veterinária Andressa Sfeffen Barbosa.
O objetivo da Câmara Temática, segundo Andressa Barbosa é reunir representantes da área técnica, entidades educacionais, vigilância sanitária e sociedade civil para debater sobre temas relacionados a produção segura de alimentos. “Além desse encaminhamento, os técnicos diagnosticaram a situação de cada município e definiram novas estratégias de trabalho para este ano”, informou.
Sobre a legislação dos serviços de inspeção municipal aplicada hoje, Andressa Barbosa esclareceu que estão sendo feitas alterações e em breve serão aplicadas penalidades aos estabelecimentos que não estiverem adequados às normas.
Ela frisou ainda, que o trabalho do Cisama de incentivo à produção de alimentos seguros e legalizados, de forma higiênica e dentro dos padrões da legislação continua sendo realizado. “Primamos sempre pela análise de matéria-prima, do produto final e da qualidade água nas orientações sobre produção nas agroindústrias familiares”, observou.
A partir da criação da Câmara Temática serão realizadas ações de educação sanitária para o sociedade e ações de combate à clandestinidade em todos os municípios.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana