Você está visualizando atualmente Município de Campo Belo do Sul recupera o equilíbrio das contas

Município de Campo Belo do Sul recupera o equilíbrio das contas

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

O ajuste nas contas da Prefeitura de Campo Belo do Sul se deveu ao forte trabalho de recuperação fiscal realizado nos últimos quatro anos. A partir da nova gestão, em 2017, os planos do prefeito Edilson Souza, antes de falecer, eram, ao lado do vice, iniciar os trabalhos a partir da conquista do equilíbrio financeiro. Diante dos fatos, o agora prefeito, Tadeu Martins, ressalta que o Município está em dia com os fornecedores e com todas as negativas em ordem, principalmente a do INSS. Porém, a capacidade de investimentos ainda é limitada. A determinação é comprar somente o que se pode pagar. A receita anual é de aproximadamente R$ 18 milhões.  “Estamos contendo gastos, visando formar caixa, para podermos dar contrapartidas a emendas e outras receitas estaduais e federais”, salienta o prefeito.

 

Com as contas saneadas, o Município avançou também na regularização de outras questões, que anteriormente nunca haviam sido pagas. É o caso dos direitos e licenças dos funcionários públicos. Além disso, nada ficou para trás no acerto com o pessoal exonerado em dezembro último, e, está iniciando o pagamento de dívidas com precatórios. As sobras estão sendo priorizadas nas licitações para a compra de medicamentos, de peças e pneus para os maquinários, no transporte de alunos e na merenda escolar. “Quanto aos remédios, há muita complexidade na distribuição, uma vez que não conseguimos cotar alguns itens. As distribuidoras simplesmente não fazem preço na primeira chamada, causando problemas na compra”, enfatiza o prefeito.

 

Ainda conforme o Chefe do Executivo, estruturalmente, das cinco secretarias, apenas três já estão com os titulares nomeados. A da Agricultura é uma das que não há um gestor ainda. No entanto, os trabalhos já estão andando, na busca da recuperação dos mais de mil quilômetros de estradas do interior. É que o munícipio está esperando uma excelente safra de grãos neste ano. No entanto, devido à grande extensão da malha, a prioridade é atuar nos pontos mais críticos visando facilitar o escoamento. A falta de uma cascalheira dificulta o trabalho.  Na área urbana, os projetos são dirigidos à pavimentação de ruas, e principalmente, na implantação de um sistema de esgoto sanitário. Projeto nesse sentido faz parte de negociações com a Casan, que é a principal responsável. “Politicamente, o bom relacionamento com a Câmara de Vereadores e com as principais comissões, nos facilita realizar uma boa administração”, conclui o prefeito.