O diretor financeiro do Consorcio Intermunicipal Catarinense – Cimcatarina, Fernando Luiz Raldi participou de reunião na sede da Amures manhã desta quarta-feira (10), para discutir a padronização de procedimentos dos consórcios públicos como contratos de rateios, transferências e prestação de serviços.
Criado há sete anos, o Cimcatarina tem como objetivos unir os municípios para formulação de projetos estruturantes de forma consorciada. Ele busca articular a integração, visando o fortalecimento de ações compartilhadas como captação de recursos, prestação de serviços e transparência na aplicação do dinheiro público.
A reunião desta quarta-feira foi para definir as formas de transferência de recursos através dos consórcios públicos. A maneira como realizarão a contabilidade e as prestações de contas.
O contabilista do Consórcio Serra Catarinense – Cisama, Pedro Geovani da Silva, observou que atualmente cada consórcio público faz à sua maneira, os procedimentos técnicos. “É importante essa uniformização de procedimentos, especialmente para prestar contas. Ela exigirá que as empresas de informática se ajustem ao modelo e à forma como serão definidos esses procedimentos”, explicou Pedro da Silva.
Na próxima reunião serão apresentados os modelos praticados pelos consórcios públicos por cada membro da câmara técnica. E num futuro breve será apresentado um modelo único de procedimentos, uma vez que os consórcios públicos têm adesão de um grande número de municípios em Santa Catarina.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana