Raimundo Colombo apresentou nesta terça-feira, em Tubarão, a 2ª edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), uma iniciativa do Governo do Estado. O investimento previsto para esta nova edição é de R$ 700 milhões. Participaram do encontro prefeitos e lideranças da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).
“O Fundam é um apoio aos municípios. O programa é muito importante, tem a proposta de preservar e fortalecer o modelo catarinense, de qualidade de vida e de boa distribuição populacional em pequenos municípios. Quando investimos em obras e em melhorias de infraestrutura nessas cidades, estamos preservando esse modelo. Refletirá em geração de empregos e renda em todo o Estado”, destaca Colombo.
O governador informou que na 1ª edição do Fundam foram investidos R$ 606 milhões destinados aos 295 municípios catarinenses com gerenciamento e controle pela equipe do BRDE. Os municípios aplicaram os recursos em diferentes áreas, especialmente saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura.
Colombo ressalta que o projeto desta 2ª edição do Fundam já está na Assembleia Legislativa e deve ir para votação na próxima semana. “É um financiamento que o Governo do Estado assume com BNDES. Hoje o terceiro menor endividamento do Brasil é o de Santa Catarina, a renegociação da dívida nos deu um fôlego muito importante”, observa o governador.
Colaboração: Secom SC