A região da Amures será roteiro da primeira cavalgada internacional de reconhecimento de potenciais turísticas e promoção da cultura equestre que terá saída na Patagônia, na Argentina e se estenderá até o Pantanal. O anúncio do evento foi feito na tarde desta segunda-feira (31), no Meeting na Serra, evento com foco a Gestão e Sustentabilidade do Turismo, no Clube Astréa, em São Joaquim.
A confirmação do evento foi feita pelo empresário diretor da operadora de turismo Coxilha Rica, Robério Bianchini. Para um público de ao menos 200 pessoas, ele explicou que o propósito da cavalgada não será comercial, mas de promoção de pontos turísticos da América do Sul.
A cavalgada tem à frente a Associação Latino América de Turismo e Cultura Equestre, com participação dos países do Brasil, Chile, Colômbia e México. Segundo Robério Bianchini, o projeto da cavalgada será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID que já aprovou a proposta.
A cavalgada terá parceria com a fundação Leonardo Dicaprio e fundação Aarnold Schwarzenegger que tem ações na promoção do turismo e cultura equestre em todo mundo. O roteiro e o período da cavalgada será definido no segundo semestre deste ano e o evento em 2018.
Amures vai adquirir drone para ajudar a promover o turismo
A participação dos prefeito da Amures foi maciça no seminário e ouviram do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Leonel Pavan a confirmação de investimento de R$ 150 mil para cursos de capacitação. O presidente da Amures prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, anunciou no evento a compra de um drone de última geração para ajudar os municípios a promover o turismo.
“O potencial da Serra Catarinense está além da que vemos no cotidiano. Todos os municípios possuem pontos com grande capacidade de tração de investimentos e por isso, determinamos equipar a Amures para ajudar esses municípios na atranção de empreendedores e na promoção dos equipamentos em operação”, disse Luiz Carlos Xavier.
A deputada federal Carmen Zanotto participou do seminário pela manhã e durante a tarde os gestores dos municípios, apresentaram suas potencialidades, dificuldades e os desafios do turismo na região. Três cases de sucesso de empreendimento foram apresentados, pelo Hotel Fazenda de Turismo Rural Gralha Azul, de propriedade do empresário Sebastiao Eliseu Rosa de Farias, em Ponte Alta, vinícola Abreu Garcia, em Campo Belo do Sul e o turismo equestre que vem sendo realizado em Painel com abrangência em quase toda Serra Catarinense por Robério Bianchini.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana