Você está visualizando atualmente Cemitério em Correia Pinto é modelo em identificação dos túmulos

Cemitério em Correia Pinto é modelo em identificação dos túmulos

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Uma dificuldade comum das pessoas ao visitarem os cemitérios, a localização de capelas e túmulos é sempre um desafio. Pois esse problema é coisa do passado, no Cemitério Municipal Campo da Paz São Francisco, em Correia Pinto. As placas indicativas e as últimas arrumações como limpeza e pinturas terminam nesta quarta-feira (01), tornando o local o mais moderno do gênero na Serra Catarinense.

A revitalização do cemitério iniciou há seis meses e segundo o prefeito Celso Rogério Alves Ribeiro, foram investidos cerca de R$ 100 mil nas melhorias. Nove painéis em moldura de pergaminho medindo cada, dois metros quadrados foram colocados para orientar os visitantes ao lado do portão principal.

Cinco com os nomes em ordem alfabética e numeração das quase duas mil pessoas sepultadas e quatro com mapa das quadras, também em ordem alfabética. Para facilitar ainda mais a localização, todos os túmulos foram numerados nas quadras foram postas placas indicativas, além do georreferenciamento.

A cruz central do cemitério que era de concreto e tijolo e estava comprometida pela ação do tempo, deu lugar a uma nova cruz em granito com cinco metros de altura. Seis nichos para queima de velas foram instalados ao pé da cruz ao redor um conjunto de quatro bancos para acomodar as pessoas idosas e com limitação de movimentos.

O ossário também foi reconstruído todo em granito e passa ter um metro e vinte de largura por quatro metros de comprimento e capacidade para 168 urnas. A partir dessa revitalização, a prefeitura fará uma campanha para as pessoas que tiverem lotes e parentes sepultados no cemitério Campo da Paz São Francisco, construam calçadas e façam melhorais nos túmulos, porque do contrário a prefeitura fará a desapropriação.

Desta quarta-feira até domingo, a previsão é que ao menos seis mil pessoas passem pelo Cemitério Campo da Paz São Francisco, nas margens da BR-116.

 

Resgate histórico e cultural

 

A revitalização do Cemitério Campo da Paz São Francisco, tem o propósito do resgate histórico e cultural de pessoas ilustres e anônimas. O prefeito Celso Rogério Alves, disse que em 1952, foi realizado o primeiro sepultamento quando o município ainda era distrito de Lages.

“ Inicialmente era chamando de cemitério Vila Nova e nunca houve regulamentação. Todas as ampliações, sempre foram feitas de forma desordenadas e agora a prefeitura decidiu regulamentar e tornar o cemitério, também um atrativo histórico e cultural”, afirmou Celso Rogério Alves.

A segunda etapa de melhorias no cemitério contemplará a construção de dois portais. Uma revisão geral de melhorias também será feita focada em calçadas, acessos e limpeza e quem não providenciar as melhorias perderá o terreno.

Um decreto do prefeito determinou um mutirão de limpeza e revitalização de todo o espaço vago ou ocupados com restos mortais dos sepultados, seja em túmulos, jazigos, sepulcros.

Foi pedido também aos familiares que fizessem pintura, limpeza e construíssem calçadas ao redor, padronizadas em lajota de concreto. E todas as sepulturas sem identificação serão retiradas os restos mortais levados para o ossário.

Oneris Lopes 
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana