A deputada federal Carmen Zanotto confirmou em reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da Serra Catarinense nesta segunda-feira (29), a liberação de R$ 1.5 milhão para procedimentos de cirurgias eletivas e a realização de exames. Os recursos são da cota parte da deputada de emenda coletiva de bancada.
A reunião na sede da Amures, contou com a presença da presidente do Consórcio Intermunicipal da Saúde – CIS/Amures, prefeita de Palmeira Fernanda Cordova, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e os Secretários Municipais de Saúde da Serra Catarinense.
Segundo a prefeita, a deputada tem sido uma grande parceira dos municípios a solução de problemas antigos. “Esses recursos ajudarão a tirar muitos pacientes que estão na fila de espera há meses aguardando por cirurgia na toda região”, frisou Fernanda Córdova. Ela agradeceu a deputada em nome dos prefeitos da região da Amures, não só pelos recursos anunciados nesta segunda-feira, mas por outros que tem ajudado a região.
De acordo com a deputada, os valores foram depositados no Fundo Municipal de Saúde de Lages e prontos para ser aplicados. A previsão é atender ao menos 1.700 pessoas da região com cirurgias eletivas, nas especialidades pediátrica, ortopédica, ginecológica, oftalmológica, vascular, entre outras.
“As cirurgias e os exames devem ser feitos nos hospitais de Lages e da Serra Catarinense. Somente os procedimentos que não puderem ser realizados aqui, os pacientes devem ser encaminhados para os hospitais de referência fora da nossa região”, observou a deputada.
A diretora de Planejamento, Controle e Avaliação da Secretaria de Estado da Saúde, Claudia Gonsalves, o Gerente Estadual de Regulação de Internação Hospitalar, Arion Bet Godoi e o Gerente de Controle e Avaliação, Fábio Antônio de Souza participaram da reunião e orientaram aos gestores para lançarem todos os serviços realizados no sistema de regulação.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana