Você está visualizando atualmente Secretários irão monitorar cumprimento dos Planos de Ações Articuladas da Educação

Secretários irão monitorar cumprimento dos Planos de Ações Articuladas da Educação

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Com presença maciça dos Secretários municiais de Educação da Serra Catarinense aconteceu na tarde desta quarta-feira (07) no auditório da Amures, a primeira reunião do ano com foco na atualização de informações dos Planos de Ações Articuladas – PAR, orientações do Tribunal de Contas, Conferências Municipais de Educação e dentre outros assuntos, implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

A presidente do Fórum de Secretários Municipais de Educação – Forsem, Ana Maria Marcon dos Santos, alertou os secretários para ficarem atentos às resoluções do PAR para sanar pendências. E citou como exemplo notas fiscais de obras e fotos de inaugurações.

Para enfrentar essa dificuldade foi montado um grupo de trabalho que vai monitorar as ações do PAR e compartilhar com todos os secretários de educação. “Teremos de construir um diagnóstico para saber das dificuldades de cada município e ajudar uns aos outros, nesta questão do PAR”, defende Ana Maria Marcon.

O grupo com quatro pessoas foi formado e deverá compartilhar orientações técnicas com todos os municípios. Sobre os Planos Municipais de Educação, Ana Maria Marcon explicou que esteve reunida com técnicos do Tribunal de Contas do Estado e foi alertada sobre os cuidados no preenchimento do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP.

“Esse sistema faz o acompanhamento físico-financeiro do orçamento e o cuidado tem de ser redobrado, porque é comum indagar quanto a prefeitura investiu em educação”, alertou. Ela esclareceu que até abril, o Tribunal de Contas enviará aos municípios um modelo de planilha para facilitar o encontro do orçamento com as metas e estratégias.

A secretária executiva da Amures Iraci de Souza acompanhou a reunião dos secretários de Educação e colocou a estrutura da entidade a disposição para ajudar os municípios. Foi aberto espaço na reunião para o professor de educação física Marcelo Marcon apresentar a programação de um Seminário de Educação Física voltado aos educadores da área, que será realizado em meados do ano, em Lages.


Oneris Lopes 
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana