Você está visualizando atualmente Amures fará mobilização pela retirada de programas federais da folha de pagamento das prefeituras

Amures fará mobilização pela retirada de programas federais da folha de pagamento das prefeituras

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Amures fará mobilização pelo enxugamento da folha de pagamento das prefeituras

 

O prefeito de Correia Pinto Celso Rogério Alves Ribeiro fechou consenso com os prefeitos da Amures nesta sexta-feira (16), para desencadear um movimento estadual de retirada de programas federais do índice da folha de pagamento das prefeituras. Só este ano, Correia Pinto está perdendo em média R$ 200 mil por mês na arrecadação devido a da redução do índice do FPM de 1% para 0.8% e a manutenção de programas federais que estão na folha de pagamento da prefeitura.

Pelo que informou o prefeito, na Bahia os programas federais como Estratégia de Saúde da Família – ESF, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, Centro de Referência de Assistência Social – Cras e dentre outros Bolsa Família, foram excluídos da folha de pagamento das prefeituras e a economia na folha foi considerável. Celso Rogério ainda citou que a meta é retirar da folha de pagamento o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb e as pessoas das fundações como hospitalar, esportes e cultura.

“Nosso caso em Correia Pinto é desolador. Tivemos a redução de repasses do FPM e em o índice da folha de pagamento saltou neste início de ano de 52,73% para 58,95%. Por questão legal nos obrigamos a aumentar o salário dos servidores em 2,95% e o piso do magistério em 6,81%. A situação está ficando insustentável”, relatou Celso Rogério na assembleia da Amures. Diante desta realidade que não é diferente a todos os municípios, os prefeitos decidiram buscar através Amures o apoio das demais associações de municípios do Estado para juntos com a Federação Catarinense de Municípios – Fecam e Confederação Nacional de Municípios – Fecam, pressionar o governo federal.

Os prefeitos calculam que só com a retirada do ESF da folha de pagamento das prefeituras, a redução do índice da folha chega a 6%. O presidente da Amures prefeito de Urubici Antônio Zili assumiu o compromisso de levar o problema às demais associações de municípios e a Fecam.

“O problema é que temos a folha de pagamento com crescimento vegetativo e não há aumento de arrecadação. E tem município que ainda tem de pagar a repercussão do piso do magistério na carreira”, citou Antônio Zili. Os prefeitos foram unanimes na mobilização estadual como forma de equilibrar as finanças.

 

Apoio federal

 

O deputado federal Marcos Tebaldi passou na reunião dos prefeitos e foi cobrado apoio para retirada de programas federais da folha de pagamento das prefeituras. Também foi pedido a ele, para pressionar a mesa da Câmara Federal para pôr na pauta de votação o projeto lei que aumenta o valor mínimo das licitações, que hoje é de R$ 8 mil.

O deputado também confirmou repasse de recursos para alguns municípios e se comprometeu pela causa dos prefeitos. Durante a reunião, foi apresentado pela diretora da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Rosani Poccai, a programação deste ano do Festival de Inverno Serra Catarina.

A apresentadora de televisão Beatriz Melo fez um convite aos prefeitos para participar da grande Cavalgada de Lages, com desfile na abertura da Festa Nacional do Pinhão e no em encerramento da reunião, os prefeitos aprovaram a prestação de contas de 2017 e trataram de questões internas da associação.


Oneris Lopes 
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana