No município de São José do Cerrito, jovens rurais se destacam com o desenvolvimento de pecuária de corte na agricultura familiar na serra catarinense. O jovem empreendedor exercendo a liderança na gestão rural. Após ter participado do Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo Rural, oferecido pela Epagri – Empresa de Pesquisa e Extensão Rural, o pecuarista Andrigo da Luz de Souza, da localidade de Erva Doce, interior do município, aproveitou os conhecimentos e a experiência da família e tornou a propriedade em uma empresa rural. O investimento inicial ocorreu através da inovação e tecnologia, no melhoramento genético bovino e na pastagem, com o melhoramento e investimento na atividade pecuária corte e na aquisição de equipamentos agrícolas. O sustento da família provem da venda do gado em feiras na região da Amures e na exportação para Turquia, o que possibilita investimentos constantes na propriedade. Na maioria das raças Devon e Charolês. Novos embarques para o exterior já estão programados e devem se concretizar entre fevereiro e abril, melhor período para o transporte. A Turquia fica entre dois continentes, Europa e Ásia, destino anual do gado da localidade de Erva Doce, interior de São José do Cerrito.
Os empreendedores, sempre acompanhados da extensionista social da Epagri, Denizéte Mota, que realiza visitas técnicas sistemáticas à propriedade,incluindo acompanhamento aos familiares.
A propriedade se tornou referência em planejamento, tecnologia e gestão. Além da atividade agropecuária a propriedade realiza todos os anos, evento turístico (rodeio), atraindo tradicionalistas de toda a região.
São José do Cerrito possui outros valorosos exemplos de jovens empreendedores rurais, Thiago Lopes e Pedro Lopes ambos da localidade de Lajeado da Taipa e Márcio Camargo de São Geraldo, que a produção de frango caipira, produção de orgânicos, com comercialização em toda a serra catarinense.
Fotos e Informações: Escritório da Epagri de São José do Cerrito