Manutenção constante das estradas rurais do município, adequação de estradas para prevenção de enchentes, além da melhoria na estrutura de atendimento nas repartições públicas que atendem as comunidades, como escolas e Unidades de saúde. Estas são algumas dentre outras ações da administração municipal de Palmeira que tem buscado melhorar o atendimento às comunidades do interior do município.
Só neste início de 2019, a reconstrução da escola da localidade de Barreiros, a inauguração das obras de adequação das estradas rurais, com elevações em vários trechos, vai acabar com o isolamento que estas comunidades sofriam, por semanas, nas épocas de períodos mais chuvosos. Na localidade de Mato Escuro, que recebeu parte destas obras de adequação, houve ainda a reinauguração da ponte sobre o rio Cambuim, que precisou ser trocada devido ao fato de a antiga ponte apresentar risco de queda.
O Secretário municipal da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Hampel Vieira, que na época da celebração do convênio entre a prefeitura e a Secretaria Nacional da Defesa Civil, era diretor de prevenção da pasta, chamou a atenção para a qualidade da obra realizada nas localidades do interior: “É um exemplo para nosso Estado, para nosso país e para o mundo o que foi feito aqui. A qualidade e a capacidade de executar cada real da obra exatamente de acordo com o projeto. A prevenção no Brasil não pode parar. Cada dólar investido em prevenção economiza sete dólares em reconstrução”
Fora a nova ponte, a escola que atende a localidade também está passando por algumas reformas e receberá as equipes da secretaria de obras nas próximas semanas. Além disso, a unidade de saúde da localidade recebeu, na última sexta-feira, 15, um gabinete odontológico novo e moderno, adquirido com recursos de emenda destinada ao município pelo Deputado Federal Celso Maldaner.
O gabinete é similar ao que foi destinado à UBS da localidade de São Sebastião no último ano, e reforça as melhorias estruturais que estão sendo realizadas para atender a população do interior. “Eu sou do interior, e sempre tive o sonho de melhorar a vida das pessoas de nossa área rural. É uma grande satisfação poder fazer isso”, celebrou a prefeita Fernanda Cordova, por ocasião da inauguração da ponte Morro Cambuim.
Lixo será recolhido a cada 15 dias
Além destas ações, uma outra demanda destas comunidades será atendida nas próximas semanas. Está sendo realizada uma nova licitação para a contratação de uma empresa de coleta de lixo e resíduos.
Nesta nova modalidade a empresa vencedora deverá realizar a coleta de lixo no interior não apenas uma, mas duas vezes por mês, diminuindo as dificuldades dos moradores com a destinação de seus resíduos.
A prefeitura ainda instalou, em locais estratégicos das áreas do interior, lixeiras construídas com o objetivo de os munícipes poderem colocar lixo reciclável, nos intervalos entre as coletas, organizando a coleta e desafogando as propriedades. “Estamos diminuindo a periodicidade da coleta, mas pedimos à população que não coloque entulhos, pneus e outros objetos nestas lixeiras, pois nenhuma empresa de coleta recolhe esse tipo de lixo”, orientou a prefeita Fernanda Cordova.