Você está visualizando atualmente Vice-governadora defende à jovens empreendedores o turismo no meio rural

Vice-governadora defende à jovens empreendedores o turismo no meio rural

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Idealizado em 2013, o Encontro de Jovens Empreendedores do Meio Rural mobilizou na manhã desta quinta-feira (14), no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET da Uniplac, cerca de 250 pessoas entre estantes, jovens do meio rural, familiares, lideranças estudantis, pesquisadores e técnicos.

A vice-governadora Daniela Cristina Reinehr palestrou no evento enfocando a visão do governo do Estado e as políticas públicas para os jovens rurais que representam uma oportunidade para permanência no meio rural, com empreendedorismo e protagonismo.

O Encontro de Jovens Empreendedores do Meio Rural tem como proposta contribuir no processo de formação de jovens rurais como protagonistas do desenvolvimento sustentável com cidadania no campo. Além de promover o empreendedorismo, espírito solidário e iniciativas inovadoras que agregam valores a produtos, serviços e espaços numa perspectiva ecocultural.

“A Epagri é um elo entre o produtor rural e o governo e nosso objetivo é fomentar esse potencial humano rural para que se desenvolva plenamente”, destacou Daniela Reinehr. Ela afirmou que o governador Carlos Moisés é sensível às demandas do meio rural e citou que ele, cultiva abelhas e tem atividade de pecuária.

“Um dos grandes desafios hoje é como fazer com que o jovem permaneça no campo, produzindo com eficiência e condições técnicas. É importante associar o meio rural ao turismo, respeitando as características de cada região”, citou a vice-governadora se referindo como uma das metas do governo.

O secretário executivo da Amures Walter Manfroi representou o presidente da associação de municípios prefeito de Bom Retiro Vilmar Neckel e destacou que a Epagri tem uma forte parceria com os 18 municípios da Serra Catarinense. Ele lembrou que a proposta que suspende incentivos fiscais do meio produtivo, gerou insegurança entre os produtores. E pediu à vice-governadora que o governo mantenha os incentivos da atividade primária para o desenvolvimento do setor.

O evento contou ainda com a palestra da doutora Rose Gerber, extensionista da Epagri, que falou sobre a Ação Jovem Rural em SC: resultados e desafios. Na terceira palestra, o Prof. Msc. Humberto Aloísio Oliveira abordou História, identidade e sucessão familiar na Serra Catarinense.

Na parte da tarde acontece uma mesa redonda onde os jovens da região vão apresentar seus casos de sucesso em cultivo de morango consorciado com alface em sistema semi-hidropônico, pecuária de leite e de corte.