Criado com objetivo de financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, o Fundo para Infância e Adolescência – FIA, será tema de entrevista coletiva nesta sexta-feira (22), a partir das 10 horas, na sede da Amures.
O Assistente Social da Amures e Cisama, Lauro dos Santos e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Correia Pinto Eder Mesquita, estão à frente de uma campanha e apresentarão os números da região à cerca das doações, projetos e beneficiados através do FIA.
As doações para o FIA podem ser feitas por contribuintes através da Declaração Anual do Imposto de Renda. Até 3% do imposto devido pode ser destinado para ajudar crianças e adolescentes e o pagamento referente à doação deve ser efetuado até o último dia útil de abril.
“Com este gesto, o contribuinte tem maior autonomia sobre a destinação do imposto de renda. E assim, podem decidir se parte do imposto devido será destinado à Receita Federal ou para o financiamento de projetos de atendimento à população infanto-juvenil”, esclarece Lauro dos Santos.
Esta doação significa que, uma parcela do imposto devido à Receita Federal vai para o FIA. Uma das vantagens neste modelo de declaração é que, quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição.
Na região da Amures ano passado, ao menos 250 projetos foram financiados com recursos do FIA, beneficiando cerca de 50 mil crianças e adolescentes. Segundo Lauro dos Santos, cerca de 150 entidades de assistência foram beneficiadas e a meta este ano é ampliar ainda mais estes números nos 18 municípios da Serra Catarinense.
Entre as entidades beneficiadas pelo FIA em Lages constam:
Associação Beneficente Seara do Bem – Hospital Infantil;
Associação Lageana de Assistência aos menores – ALAM;
Cáritas Diocesana de Lages;
Casa de Semi Liberdade – CASEMI;
Centro de Assistência Social Dom Daniel;
Crensa – Centro de Recuperação Nossa Senhora Aparecida;
Centro de Assistência Social Santo Antonio;
Fundação Carlos Jofre do Amaral;
Instituto José Paschoal Baggio;
Instituto Paternidade Responsável;
Irmandade Nossa Senhora das Graças;
Sociedade Lageana de Assistência aos Necessitados – SLAN;
Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac;
Associação Beneficente Retalhos Mais Amor;
Núcleo de Serviço Social da Polícia Militar em Lages – SESOPLAN;
Asilo Vicentino de Lages;
Lar Menino Deus;
Lar dos Idosos;
Centro de Convivência dos Idosos.