Os prefeitos da Amures aprovaram na tarde desta sexta-feira (14), a compra de um imóvel para construção da futura sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS-Amures. Os recursos serão rateados entre os 18 municípios, mais uma contrapartida da deputada federal Carmen Zanotto que assumiu o compromisso de destinar R$ 250 mil para auxiliar a aquisição.
A decisão de compra do imóvel por foi unanimidade, durante assembleia dos prefeitos e a previsão de economia é de ao menos R$ 10 mil por mês, depois que a unidade passar a funcionar em sede própria. O presidente da Amures prefeito de Bom Retiro Vilmar Neckel, disse que a decisão dos prefeitos demonstrou mais uma vez, a preocupação em otimizar os recursos públicos.
Já, o presidente do Consórcio de Saúde prefeito de Rio Rufino Thiago Costa explicou que as atividades do consórcio continuarão funcionando normalmente, e que a construção de uma nova sede ainda demandará um certo tempo. “O importante nesse momento é fazer aquisição do imóvel por questão estratégica. Será dado um passo de cada vez”, frisou.
Terceirização
Os prefeitos discutiram também, a situação da proposta de convênio para manutenção de rodovias estaduais. Foi feito um relato das reuniões com o governo do Estado e apresentado um pedido da Associação dos Municípios da Região do Contestado – Amurc, que deseja ser atendida no convênio, através do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama.
“A proposta do Estado é terceirizar, ou seja, repassar os recursos aos consórcios para contratar as empresas que farão a manutenção rodoviária. Ainda devermos aprofundar mais o debate, porque o governo ainda não editou e nem publicou o decreto que cria o Programa Recuperar”, explicou o presidente do Cisama prefeito de Urupema, Evandro Frigo Pereira.
A reunião da Amures ainda contou com uma exposição do deputado estadual Marcius Machado, que defendeu a implantação de um Porto Seco. A pauta técnica da assembleia acabou suspensa para que os prefeitos recebessem o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Lucas Esmeraldino e o deputado federal Fábio Schiochet.
Eles acompanharam parte da reunião e falaram sobre as ações do governo após a aprovação da reforma administrativa pela Assembleia Legislativa.
Vice-governadora disse ser entusiasta do desenvolvimento
A vice-governadora de Santa Catarina Daniela Reinehr também prestigiou a reunião dos prefeitos da Amures. Ela chegou no final da tarde e colocou seu gabinete a disposição dos prefeitos. “Nosso governo é entusiasta do desenvolvimento e vemos um grande potencial econômico de Santa Catarina”, declarou.
Ela fez um apelo para que os prefeitos ajudem a divulgar mais os municípios do interior do Estado, uma vez que o litoral já possui uma grande demanda. “A Festa do Pinhão é um exemplo de como temos belas atrações no interior e que promovem o turismo”, comentou a vice-governadora. Daniela Reinehr assistiu uma vídeo sobre turismo na Serra Catarinense, produzido pela equipe da Amures.
Ela posou para fotos com os prefeitos da Amures e depois aceitou convite do prefeito de Lages Antônio Ceron para visitar o Recanto do Pinhão, na praça Vidal Ramos Sênior. Em seguida se deslocou para o Parque de Exposições Conta Dinheiro para prestigiar a abertura oficial da Festa Nacional do Pinhão.
Neste sábado, o governador Carlos Moisés da Silva chega a Lages no final da tarde para também visitar a Festa do Pinhão.