Você está visualizando atualmente Amures, Cisama e Fecam auxiliam capacitação de candidatos a conselheiro tutelar

Amures, Cisama e Fecam auxiliam capacitação de candidatos a conselheiro tutelar

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Atendendo pedido do Ministério Público, a Amures, Cisama e Fecam organizaram no final de semana passado, a capacitação de 250 candidatos que realizarão no próximo domingo (28), a prova classificatória para disputa a eleição de conselheiro tutelar que acontecerá dia 4 de outubro.

A capacitação aconteceu no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), com foco nas atribuições do Conselheiro Tutelar de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Segundo o assistente social da Amures/Cisama, Lauro dos Santos, serão ofertadas 90 vagas de Conselheiro Tutelar, nos 18 municípios da Serra Catarinense.

“Esta capacitação foi importante, porque tratou de assuntos como a ética profissional do conselheiro tutelar e como atender as ocorrências. Tivemos seis oficinas com 50 participantes em cada oficina durante 12 horas de capacitação”, explicou Lauro dos Santos.

A capacitação iniciou sábado e terminou domingo e para cada município serão ofertadas cinco vagas de conselheiro tutelar. Os participantes da capacitação realizaram inclusive um fórum de discussão das oficinas com apresentação dos trabalhos e interagiram sobre diferentes temas relacionados ao ECA.

O processo de preparação dos futuros conselheiros tutelares iniciou quando o Ministério Público Estadual buscou auxílio através da Fecam, para as Associações de Municípios articularem as capacitações dos candidatos com uma minuta de lei que foi aprovada na Câmara de Vereadores de cada município.

Depois foram montados os editais de chamamento público, agora a capacitação e dia 28 de julho acontece a prova que selecionará os classificados com as melhores médias. No caso de Lages, a comissão eleitoral definiu que a prova será realizada dia 11 de agosto. E todos estarão aptos a concorrer dia 4 de outubro a eleição unificada de conselheiro tutelar, em que serão eleitos cinco titulares e cinco suplentes para atuar no período de 2020 a 2024.