O Colegiado de Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina deverá produzir nos próximos 45 dias, um diagnóstico detalhado da estrutura de cada uma das 21 entidades que compõe o grupo. Departamentos, corpo técnico, pontos fortes, fracos, colegiados, consórcios e informações diversas deverão compor o levantamento, com vistas a produzir estratégias diante das propostas de reformas estruturantes do governo federal e do plano de trabalho do governo estadual.
O que explicou o presidente do Colegiado de Executivos José Rafael Corrêa é encontrar formas de fortalecer as associações de municípios em ações conjuntas. “Só tendo um amplo diagnóstico poderemos otimizar ações e até diminuir custos operando com parcerias. Até o próximo encontro deveremos ter essas informações para discutir o colegiado como tornar as associações de municípios ainda mais eficientes”, defendeu Rafael Corrêa.
A proposta foi encaminhada na manhã desta quarta-feira (14), no segundo dia de reunião dos executivos das associações de municípios, no auditório da Amures. Durante a reunião, foram apresentadas duas ações consideradas boas práticas dentro da Amures, a pedido do secretário executivo Walter Manfroi. Uma na área de assistência social e outra na parceria entre as áreas de Comunicação, Turismo e Tecnologia da Informação para produzir o Levantamento de Pontos e Potencialidades Turísticas da Serra Catarinense.
O diretor executivo do Consórcio de Informática na Gestão Pública, Gilsoni Albino apresentou aos gestores das associações de municípios, um sistema de fiscalização de obras e planejamento urbano por adesão aos municípios. A vice-presidente do Colegiado dos Consórcios Públicos de Santa Catarina, Geísa Müller de Oliveira fez uma explanação das ações do colegiado e destacou a importância da integração com as associações de municípios para criar uma frente parlamentar em defesa dos consórcios.
No final da reunião Rafael Corrêa agradeceu o espaço cedido pela Amures e o apoio da equipe técnica no cumprimento da pauta da colegiado. E definiram que a próxima reunião geral será dia 29 e 30 de outubro em Mafra.