Você está visualizando atualmente Missão da Serra Catarinense busca referências no turismo gaúcho

Missão da Serra Catarinense busca referências no turismo gaúcho

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Visita técnica à vinícolas, reuniões com consultora do Sebrae e palestra com a executiva da Associação de Turismo da Serra Nordeste – Atuaserra, sobre Governança Regional do Turismo; estratégias de desenvolvimento regional do setor; posicionamento como destino turístico.

São algumas das agendas cumpridas por gestores municipais de turismo, donos de pousadas, empresários e agentes de viagens da Serra Catarinense que participaram da missão à Bento Gonçalves (RS), na sexta-feira (04) e sábado (05).

Organizado pela Amures em parceria com o Sebrae, a missão foi viabilizada através de emenda da deputada federal Carmen Zanotto. O objetivo foi conhecer atrativos naturais e o trabalho que realizam produtores do Vale dos Vinhedos que concentra 22 vinícolas e da rota Caminhos da Pedra, onde existem ao menos 28 empreendimentos entre restaurantes, vinícolas, cantinas e casas de produtos artesanais.

Ao todo a missão mobilizou 37 pessoas que conheceram como operam os equipamentos com foco exclusivo no turismo. A assessora de turismo da Amures Ana Vieira liderou o grupo e observa que os resultados da missão técnica foram muito animadores. “Conhecemos a forma como desenvolveram pelo viés do turismo, uma região com semelhanças geográficas à Serra Catarinense. Isso nos subsidia ao trabalho que estamos implementando nos 18 municípios do Sistema Amures”, comentou Ana Vieira.

O grupo conheceu também, o trabalho da Associação de Turismo da Serra Nordeste – Atuaserra em defesa do turismo e o trabalho que realiza a Associação Caminhos de Pedra, na preservação e restauração da Casa Merlin, uma edificação toda em pedra construída em duas etapas pelas mãos dos imigrantes Pietro Merlin e Alcides Merlin.

O grupo conheceu, ainda, o trabalho de fortalecimento da identidade cultural e patrimonial do turismo em Bento Gonçalves. E o trabalho em rede realizado entre hotéis, pousadas, restaurantes, cafés, vinícolas, lojas, parques, clubes, shopping e entidades diversas na promoção do turismo.