O secretário executivo do Sistema Amures Walter Manfroi realizou na tarde de sexta-feira (25), palestra sobre “Desafios da Região para 2020”. Foi no Encontro de Vereadores e Servidores do Legislativo e Executivo, promovido pela União das Câmaras de Vereadores da Região Serrana – Uveres.
O evento no plenário da Câmara de Vereadores de Lages iniciou pela manhã e contou com outras palestras, como do advogado especialista em Direito Eleitoral Antônio Augusto Mayer, Diretor de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina Moisés Hoegenn, prefeito de Palhoça Camilo Martins e da deputada federal Carmen Zanotto.
Em sua apresentação Walter Manfroi contextualizou o público com alguns números da Serra Catarinense. Como a malha rodoviária municipal de mais de 12 mil Km, a malha estadual de 586 Km e a federal de 355 Km de rodovias. Falou do Valor Adicionado da região e da importância da Berneck para Lages e região.
Apresentou dados da educação e saúde e citou dentre as prioridades estruturantes regionais, a pavimentação da SC-370 entre Rio Rufino e Urubici passando pela Serra do Corvo Branco, a continuidade das obras da SC- 390 entre Anita Garibaldi e Celso Ramos, conclusão e operação do Aeroporto Regional, além da abertura da nova ala do Hospital Tereza Ramos.
O secretário executivo da Amures destacou a importância das emendas parlamentares para os municípios, especialmente os de pequeno porte e justificou porque a região não aderiu ao Projeto Recuperar do Estado. Segundo ele, o projeto deveria ser regulado por contrato de programa e não por convênio simples de repasse de recursos.
Ele destacou o turismo como uma das ações conjuntas entre os municípios e finalizou sua fala citando a importância que tem a representação política.