Você está visualizando atualmente Entidades e Prefeitura planejam o desenvolvimento socioeconômico de Lages para os próximos anos

Entidades e Prefeitura planejam o desenvolvimento socioeconômico de Lages para os próximos anos

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Discutir e compartilhar ações e experiências práticas relacionadas ao desenvolvimento econômico de Lages foi um dos objetivos do 2º Fórum de Desenvolvimento Econômico, realizado nesta terça-feira (29 de outubro) pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (ACIL Jovem), da Associação Empresarial de Lages. O evento contou com a participação do prefeito Antonio Ceron e do vice-prefeito Juliano Polese, entre outras autoridades do município e representantes de instituições.

Na oportunidade foi apresentado pelo Comitê Gestor o programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre a Prefeitura de Lages e o Sebrae/SC. Esta ação está composta por 34 ações, das quais podem ser evidenciadas cinco grandes iniciativas já avançadas: Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que aguça em mais de oito mil crianças e adolescentes,  da rede municipal de ensino, o gosto pelo feeling empreendedor através da teoria em salas de aula e o exercício de vendas e atração de clientes em simulações na instituição de ensino; o Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal (PEDEM), documento que deve preparar o futuro de Lages com segurança, pelos eixos do agronegócio, madeira, metalmecânico, turismo, tecnologia e inovação e saúde; o Plano de Gestão Estratégica Municipal (PEGEM), sobre o qual gestores públicos da prefeitura e servidores estão debruçados na corrida por soluções e mudanças de métodos para otimizar procedimentos e enxugar gastos de recursos públicos, e a Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), para mensuração de resultados, gerar ganhos de produtividade à gestão pública, permitir a inspeção intensiva dos projetos e conquistar vantagens em nível estratégico, tático e operacional. Por fim, a Sala do Empreendedor (uma das subdivisões da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo), inaugurada em março de 2018, mantida pela prefeitura, com os serviços aos Microempreendedores Individuais (MEIs) – informações para a abertura, alteração e baixa de empresas; formalização; emissão de alvará, certidões e de guias diversas (inclusive a guia DAS-MEI – Documento de Arrecadação do Simples Nacional); declaração anual de faturamento (MEI); auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais; orientação e auxílio na parte burocrática e documental para processos licitatórios, e cursos, capacitações e consultorias. “Uma oportunidade única de fazermos um diagnóstico completo do desenvolvimento socioeconômico de Lages e pensarmos a cidade que queremos para os próximos anos com ações planejadas e que realmente impactem de maneira positiva na vida das pessoas”, disse o prefeito Ceron.

Criaticidade irá definir uma marca para o município

Com os resultados obtidos pelo Cidade Empreendedora surge uma nova fase dos trabalhos com o desenvolvimento do programa Criaticidade. Com este movimento será mapeada uma marca ou identidade que defina Lages, considerando seus recursos naturais e humanos. Seus resultados serão apresentados no dia 21 de novembro, a partir das 19 horas, no Cine Marrocos. “O Criaticidade é um dos movimentos mais importantes que estão acontecendo em Lages. Neste projeto todos são protagonistas da mudança planejada para o município e região. As opiniões e ideias de diversas pessoas e segmentos da sociedade permitem a construção de novos projetos e a consolidação de resultados que irão melhorar a vida de todos os lageanos. Devemos ser proativos para que o Criaticidade realmente aconteça”, comentou o vice-prefeito Juliano Polese.

Durante o 2º Fórum de Desenvolvimento Econômico foi realizada ainda a apresentação do Observatório Socioeconômico de Desenvolvimento Regional e destacado a sua importância para Lages.

Texto e fotos: Ari Junior