Você está visualizando atualmente Cerca de 250 conselheiros tutelares estão em capacitação em Lages
Promotor de Justiça João Botega abriu as palestras

Cerca de 250 conselheiros tutelares estão em capacitação em Lages

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Conselheiros tutelares de quase 50 municípios estão participando desde a manhã desta terça-feira (11), no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Uniplac, de uma Capacitação Unificada, desenvolvida especialmente para qualificar os novos conselheiros de toda Santa Catarina. Serão ao todo 100 horas/aula de atividades.
A grade do curso foi desenvolvida pelo Instituto Federal de Santa Catarina em parceria com o Ministério Público Estadual, Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares, Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente e a Federação Catarinense de Municípios – Fecam.
Pelo que explicou o professor do Campus de Araquari do Ifsc, Roberto Dombroski, coordenador da abertura da capacitação, o Estatuto da Criança é a legislação que mais teve alterações e por isso, a importância dessas capacitações. “Desenvolvemos uma formação unificada e nasceu esta proposta que é inédita no Brasil”, disse, Roberto Dombroski ao abrir os trabalhos.
O curso denominado ECApacitação foi elaborado em módulos com objeto de dar respostas às dificuldades enfrentadas por professores e servidores do Ensino Fundamental e Médio, agentes de saúde e demais profissionais que, direta ou indiretamente, estão ligados à criança e ao adolescente.
O assessor de Assistência Social da Amures/Cisama Lauro Santos, explicou que estão participando da capacitação em Lages, cerca de 250 pessoas. A presidente da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares, Grazi Gabriel deu as boas-vindas aos participantes do evento e observou que são mais de 30 mil conselheiros tutelares no Brasil. Mas apenas Santa Catarina se organizou com esta estrutura de formação.
A capacitação se estende até a tarde desta quarta-feira (12). O Promotor de Justiça João Luiz Carvalho Botega, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude conduziu a capacitação no primeiro dia e falou das atribuições dos novos conselheiros. Apresentou mais de 60 slides orientando e tirando dúvidas dos conselheiros tutelares.

Módulos da capacitação

Dentre os módulos da capacitação aos novos conselheiros tutelares, constam temas como Infância, Adolescência e Sociedade: dimensões históricas e conceituais sobre a violência cometida contra crianças e adolescentes.
No módulo dois será trabalhado Estatuto da Criança e do Adolescente e outras legislações: prevenção, proteção e garantia de direitos. Módulo três: A Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.
No módulo quatro, o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente (SGDCA) e os protocolos de ação de serviços e profissionais. Módulo cinco, o Atendimento a criança e ao adolescente vítima de violência: serviços especializados, escola e família.
No módulo seis, a Prevenção e Combate: ações informativas, participação social da juventude, todos contra violência.