Diretores de cultura e responsáveis pelo setor nas prefeituras da Serra Catarinense participaram na tarde desta terça-feira (10) no auditório da Amures, de um encontro com objetivo de aproximar a relação entre os atores culturais dos municípios e os gestores estaduais.
A presidente do Conselho Estadual de Cultura Roselaine Vinhas coordenou a reunião e acolheu propostas como cursos de formação e capacitações dos técnicos dos municípios para acessar recursos que promovam a cultura. Segundo o assessor de Cultura da Amures maestro Joed Jaffer Ferreira de Mello, a pauta de demandas da região tem como grande foco treinar os técnicos para acessar as plataformas dos editais de cultura e inscrever projetos.
“Tivemos a participação de ao menos 60% dos municípios neste encontro, mas vamos levar a todos as propostas aqui apresentadas para consolidar o que é cultura e o que ela significa para a comunidade. Sabemos de pessoas que não tem o mínimo de formação acadêmica, mas são muito cultas em suas atividades”, exemplificou Joed Jeffer Mello.
A troca de informações entre os municípios e o intercâmbio de experiências é uma das metas a serem seguidas a partir desse encontro de Lages. Além de artistas, conselheiros municipais de cultura, agentes, produtores e gestores culturais, o evento serviu para apresentar como funciona o Conselho Estadual de Cultura.
Pela manhã a presidente do Conselho Estadual de Cultura Roselaine Vinhas comandou um debate com a presidente da Fundação Catarinense de Cultura Ana Lúcia Coutinho e o secretário executivo da Amures Walter Manfroi. Eles falaram sobre patrimônios culturais, editais, políticas públicas de estado e da importância dos Conselhos Municipais de Cultura.
Os procedimentos realizados até o momento pelo Conselho Estadual de Cultura, pela Fundação Catarinense de Cultura e o papel dos Conselhos Municipais com vistas a criação de rede colaborativa, também pautaram o evento que trouxe grande ganho para as ações de cultura da Serra Catarinense.