A Associação dos Municípios da Região Serrana – AMURES, vem por meio deste, externar seu mais profundo sentimento de pesar pela morte do jornalista Francisco de Assis Nunes, o Chico de Assis, ocorrida nesta quinta-feira (12).
Vítima de um câncer, Chico de Assis tinha 79 anos e foi acometido pela doença que o suplantou em poucos meses. Seu corpo foi velado na Capela São José no bairro Coral e o corpo sepultado no cemitério Cruz das Almas.
Chico de Assis foi um profissional com grande atuação na imprensa lageana. Nascido em Anita Garibaldi, frequentou a Academia Nacional de Rádio e Televisão, em Jundiaí (SP). Iniciou a vida profissional na Rádio Difusora de Lages onde permaneceu durante 13 anos.
Transferiu-se para a Rádio Clube de Lages onde permaneceu oito anos. Também foi redator do jornal O Planalto. Chegou a gerente de emissora do Grupo SCC durante cinco anos.
Em 1988, transferiu-se para o jornal A Notícia, sucursal de Lages. Apreciador da cultura tradicionalista sulina, Chico de Assis manteve durante dez anos uma coluna semanal com crônicas ao estilo gauchesco.
Nos 12 anos seguintes trabalhou no jornal Correio Lageano e por fim, atuou na redação do jornal O Momento. Em 1992 criou a letra da música que até hoje é o hino da Festa Nacional do Pinhão.