O presidente da Amures prefeito de Anita Garibaldi João Cidinei da Silva recebeu nesta sexta-feira (17), ofício de orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre o Apoio à Estratégia Nacional de Prevenção à Corrupção. A ação envolverá todos os municípios catarinenses que passam a ter um e-mail com login e senha para acessar o sistema vinculado à Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina.
De acordo com a instrução da Secretaria do Tribunal de Contas da União em Santa Catarina, estão envolvidos nas estratégias de prevenção à fraude e corrução, os dirigentes públicos, gestores financeiros, contadores e controladores internos de todos os poderes e esferas de governo poderes.
De caráter preventivo, a ação busca avaliar o grau de suscetibilidade à fraude e à corrupção das organizações, a partir de resultados encontrados no diagnóstico da Rede de Controle. A partir disso, será proposto implantar mecanismos de melhoria, com treinamentos e apoio para elaboração de programas de integridade pelas organizações públicas.
O secretário do TCU em Santa Catarina, Waldemir Paulino Paschoiotto é quem comandará a Rede de Controle a ser implementada junto das organizações públicas.