O início do trabalho foi na segunda-feira (11), no pátio da Prefeitura de São Joaquim, no bairro Santa Paulina. Nesta primeira tentativa, as paredes do poço não se sustentaram devido o tipo de material do local, que era mais argiloso e não mantinha o buraco do poço aberto.
Após segunda tentativa, em um outro local no mesmo bairro, os técnicos conseguiram realizar a perfuração e explicaram que ali havia mais pedras, sendo assim, local propício para continuar os trabalhos. A equipe de perfuração estima que até sábado o poço estará aberto e jorrando água, que será usada pela CASAN no momento para manter o abastecimento na cidade.
A estimativa é que o poço renda cerca de 20 mil litros por hora. Dentre os objetivos, consta a perfuração de poços tubulares profundos para captação de água em localidades de domínio público municipal, implantar sistemas de abastecimento de água urbano e rural com a participação das prefeituras, dos usuários e das comunidades, com sustentabilidade econômica e ambiental e organizar e capacitar os usuários para administração dos sistemas de abastecimento de água.
—
Prefeitura Municipal de São Joaquim