Orientações sobre crédito extraordinário para o enfrentamento da COVID-19, compra de Equipamentos de Proteção individual – EPI`s para equipe técnica e kits de alimentação da Agricultura Familiar. São algumas das orientações realizadas pelo assistente social da Amures/Cisama, Lauro dos Santos para equipe técnica da prefeitura de Cerro Negro.
A pedido do prefeito Ademilson Conrado, a capacitação esta semana foi presencial e obedeceu a todas recomendações preventivas ao coronavírus. Como distanciamento, não aglomeração de pessoas, uso de máscara e álcool 70% para esterilização de objetos e mãos.
O secretário executivo da Amures Walter Manfroi acompanhou a orientação e comentou sobre a preocupação dos municípios no cumprimento das portarias e exigências no combate a Covid-19.
Lauro Santos explicou que o aporte de recursos estaduais e federais obedecem a crédito extraordinários. “Explicamos inclusive que os Recursos Emergenciais no valor de R$ 600,00 ou R$ 1.200,00 que as pessoas têm direito alcançarão cerca de 400 famílias em Cerro Negro, sendo o valor maior, específico para mãe chefes de família”, frisou.
A equipe técnica de Cerro Negro teve acesso a uma cartilha que detalha o que é o auxílio emergencial, quem tem direito, beneficiários do Programa Bolsa Família, Inscritos no Cadastro Único e que tira as principais dúvidas para grupos populacionais tradicionais e específicos.
Demandas diversas de outros municípios relacionadas a assistência social são atendidas por videoconferência e segundo Lauro dos Santos, o objetivo é promover o fortalecimento da Política de Assistência Social, que vem sendo reconhecida como uma política que presta serviços essenciais, principalmente às populações em situação de vulnerabilidade e risco social.