Você está visualizando atualmente Prefeitos e Capitania dos Portos discutem mais segurança nas balsas
Capitania dos Portos orienta prefeitos sobre as balsas

Prefeitos e Capitania dos Portos discutem mais segurança nas balsas

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Prefeitos e representantes dos municípios lindeiros dos rios Caveiras e Canoas participaram na tarde desta terça-feira (26), de reunião por videoconferência com o comando da Capitania dos Portos de Santa Catarina. Objetivo sanar dúvidas e melhorar o serviço de segurança nas travessias com balsa.
Numa parceria da Amures e a Capitania dos Portos foi realizado ano passado, um curso de balseiro. Mas novas recomendações estão sendo feitas este ano aos operadores. Como luzes de navegação, uso de uniforme, construção de rampa, calço de segurança para trava de pneus dos veículos transportados, bandeira nacional, kit primeiro socorros e dentre outros, uso de rádio de comunicação UHF.
Na balsa de Santa Rosa, por exemplo, no rio Canoas entre Bocaina do Sul e Otacílio Costa, os dois prefeitos mantêm parcerias que ajudam a minimizar os custos. E devem sentar-se para novos encaminhamentos. O secretário executivo da Amures Walter Manfroi, coordenou a reunião e orientou os prefeitos a apresentar as dificuldades para manter as balsas em operação.
Na medida que os municípios apresentavam suas dúvidas, os representantes da Capitania dos Portos respondiam como sanar a deficiência. “Temos o maior interesse de colocar a plenas condições de funcionamento e segurança as balsas. Por isso é importante esse diálogo com a Capitania dos Portos”, disse o prefeito de Bocaina do Sul Luiz Carlos Schmuler.
O capitão de Corveta Marcos Maia dos Santos, chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, Capitão de Corveta Francisco JM Cavalcante, encarregado da Divisão de Inspeção e Vistoria e o engenheiro Diogo Ferreira de Faria orientaram os prefeitos sobre todas as medidas possíveis de segurança e cumprimento de requisitos legais para operação das balsas.
O vice-prefeito Moacir Ortiz falou das balsas que operam em São Jose do Cerrito e definiram com os demais municípios e a Capitania dos Portos, um prazo até agosto para regularizar todas as pendências de ordem de segurança das balsas.