Você está visualizando atualmente Serra Catarinense possui 227 meios de hospedagem oficiais
WhatsApp Image 2020-05-27 at 17.36.13.jpeg

Serra Catarinense possui 227 meios de hospedagem oficiais

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

O setor do turismo da Serra Catarinense possui 227 meios de hospedagem oficiais com 3.106 unidades habitacionais e uma oferta de 8.276 leitos. São alguns dos números revelados na devolutiva do Plano de Desenvolvimento Territorial da Serra Catarinense, na tarde desta quarta-feira (27).

Por videoconferência, quase 50 pessoas entre gestores municipais de turismo, empresário e representantes de órgãos públicos como da Santur e Ministério do Turismo acompanharam o evento. O consultor da empresa Girus Soluções em Turismo, Carlos Capellini, contratado pelo Sebrae foi o responsável pela condução do minucioso levantamento.

Ele fez uma ampla explanação do diagnóstico e estratégias para o desenvolvimento integrado do turismo. O estudo foi viabilizado através de uma emenda parlamentar de R$ 300 mil, da deputada federal Carmen Zanotto. O recurso foi captado através do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense, órgão da Amures em parceria com o Conselho Regional de Turismo – Conserra.

Capelinni falou como promover o desenvolvimento sustentável do turismo de modo a valorizar a interação e integração do turista com a região. Mostrou ainda, como fomentar o empreendedorismo e ampliar a qualidade da experiência turística e a qualidade de vida no destino.

O presidente do Conserra, empresário de Ponte Alta Eliseu Farias disse que um dos desafios é unir iniciativa pública e privada para trabalharem juntos no desenvolvimento do turismo. “Esse diagnóstico vai nos dar a argumentação necessária para unir essas forças e juntos formarmos uma grande corrente pela Serra Catarinense”, comentou Eliseu Farias.

Na apresentação o consultor revelou que a taxa de ocupação da rede receptiva da Serra Catarinense é de 59,95%, na alta temporada compreendida de junho, julho, agosto e final de ano. E de 37,84%, na baixa temporada, compreendida de setembro ao Natal e meio de janeiro até junho.

A assessora de turismo da Amures Ana Vieira coordenou a apresentação ajudou a responder perguntas dos participantes. E observou que cada município já tem seu próprio plano de desenvolvimento turístico. E que o Plano Regional, ainda terá de ser validado pelo Conserra e se constitui no documento mais completo já realizado acerca do turismo na Serra Catarinense.