Você está visualizando atualmente Segundo caso confirmado de covid-19 em Anita Garibaldi não apresentou sintomas

Segundo caso confirmado de covid-19 em Anita Garibaldi não apresentou sintomas

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

O paciente não apresentou sintomas da doença e devido a testes realizados pela empresa na qual trabalha, ao retirar o resultado em um laboratório particular da cidade, recebeu a notícia de que o teste havia apresentado resultado positivo. A pessoa foi instruída a procurar uma unidade de saúde ou hospitalar e no Hospital Frei Rogério realizou todos os procedimentos do protocolo, avaliação médica e foi encaminhado para isolamento domiciliar.

Segundo o secretário de saúde, Rodrigo Gehrke, o paciente do sexo masculino deu entrada no Hospital Frei Rogério, no horário em que a Unidade de Saúde já tinha encerrado suas atividades. Após a confirmação para Covid – 19, o secretário de Saúde entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, perguntando se era necessária uma espécie de “contraprova”, tendo a resposta do Estado de que uma vez confirmado, o paciente já entra nos números oficiais dos casos da doença, não sendo necessários novos testes. “Os laboratórios que realizam o teste foram informados de que a partir do momento que o paciente apresenta positivo, deve ser encaminhado a uma unidade referência que faz acompanhamento da Covid, para que o paciente possa ser triado novamente e repassado protocolo de restrição, avaliação médica para observar sintomas, para que possa passar a quarentena ou ser hospitalizado caso necessário”, comenta o secretário destacando que diariamente são repassadas informações ao estado às 16h30 e que o caso foi confirmado após a divulgação do boletim e fechamento da unidade de saúde.

Rodrigo destaca, também, que neste caso específico o paciente é assintomático e não precisa de tratamento ou internação.

Com relação aos familiares e pessoas que tiveram contato com o paciente, esses serão monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi e permanecerão em quarentena. “Fizemos o cadastramento do paciente e todos os familiares com contato direto irão ficar em quarentena, as pessoas que tiveram contato que não têm convivência diária ou dentro da casa, também serão monitorados. Todas as pessoas que tiveram contato podem apresentar sintomas e qualquer sintoma apresentado deverá procurar a unidade de saúde e se necessário será realizado teste rápido”, comentou Rodrigo.

Com relação as pessoas que trabalham junto com o paciente positivado, o secretário destaca que também serão avaliados. “A secretaria irá entrar em contato com a empresa e alguns funcionários terão que permanecer em isolamento, pois tiveram contato direto com o paciente e se apresentarem algum sintoma terão que procurar a unidade de saúde”, enfatiza.

“Não relaxem nos cuidados, a covid está aí, procurem manter a higienização e provavelmente novos casos irão surgir. Então, qualquer sintoma que a pessoa acredite que não seja normal, entre em contato por telefone com a unidade de saúde ou hospital, para que a gente possa tomar todas as medidas possíveis, e só se direcionem as unidades de saúde se realmente for necessário”, chama a atenção o secretário.

O prefeito João Cidinei da Silva reforça o pedido para que as pessoas mantenham o isolamento social e os cuidados com o uso de máscaras, higienizar as mãos e continuar se cuidando. Ele destaca que novos decretos serão divulgados a partir de reunião que será realizada nesta sexta-feira (29) entre os presidentes de associações dos municípios com o governador Carlos Moisés. “O governo quer repassar para os municípios novas responsabilidades e a partir de segunda-feira (01), provavelmente o município terá novos decretos”, comenta o prefeito.

As pessoas que estiverem próximas a casa do paciente, o qual é morador do bairro Borges, receberão mensagens nos celulares informando da existência do paciente positivado para covid, e que está sendo monitorado.

Esse é o segundo caso confirmado para a doença no município anitense. O primeiro caso confirmado no município foi no dia 4 de abril e desde então nenhum outro caso havia sido diagnosticado, por isso a importância do uso de máscaras, higienização das mãos e manter o distanciamento e isolamento social.

 

Fonte: Por Kely Matos/Correio dos Lagos