O prefeito Antonio Ceron anunciou em entrevista coletiva, on-line, na manhã desta quarta-feira (24 de junho) que na próxima sexta-feira (26), após reunião do Gabinete Emergencial de prevenção e combate à Covid-19, deverá anunciar oficialmente novas medidas restritivas relativas ao isolamento social, reforço ao uso de máscaras e demais medidas referentes aos cuidados básicos de prevenção e segurança à disseminação do novo Coronavírus (Covid-19).
Isso será necessário, segundo explicou o prefeito e também o secretário municipal de Saúde, Claiton Camargo de Souza, devido à constatação de que um significativo número de pessoas tem “afrouxado” os cuidados com a segurança sanitária recomendada, como por exemplo, aglomerações em Parques Públicos e o não uso de máscaras.
Antonio Ceron explicou que irá realizar uma nova videoconferência com o Gabinete Emergencial, tendo em vista algumas decisões sobre este assunto. “Isto é necessário pelo fato de estar havendo aglomerações de pessoas no Parque Jonas Ramos, Tanque, por exemplo, da falta de cuidados de muitas pessoas com o uso de máscaras e também pelo aumento do número de atendimentos no Centro de Triagem da Covid-19”, justifica o prefeito.
O vice-prefeito Juliano Polese, que também participou da coletiva de imprensa on-line, ressaltou que neste mês de junho, já foram atendidos no Centro de Triagem do Covid-19 um total de 1.046 pessoas. “Isso mostra que as pessoas estão procurando atendimento, que elas estão tendo cuidado com a saúde pessoal, e que a o Município tem uma infraestrutura compatível com a demanda do momento. Mas isto, por outro lado, demonstra que todos precisam se conscientizar de todos os cuidados necessários para que o problema não se agrave”, falou Juliano Polese.
“A partir deste final de semana o Parque Jonas Ramos (Tanque) será novamente fechado para visitação e a Força de Segurança irá intensificar a fiscalização. Serão fiscalizados os locais mais frequentados em finais de semana, como no Salto Caveiras e Pedras Brancas. Junto ao Gabinete Emergencial serão avaliadas outras medidas necessárias a serem adotadas e que serão anunciadas na sexta-feira”, disse Ceron.
Sobre a volta às aulas presenciais na rede municipal, o prefeito disse que embora haja a orientação por parte do Governo do Estado de que elas poderão voltar no dia 2 de agosto, ainda não se tem expectativa de que isso possa ser regulamentado em relação aos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) e mesmo ao Ensino Fundamental do município. “Já se passaram 100 dias do início da pandemia e o quadro de segurança sanitária ainda não nos permite essa liberação”, afirmou o prefeito.
Texto: Iran Rosa de Moraes/PML