Você está visualizando atualmente Prefeitura construirá ciclovia de cinco quilômetros de extensão, no acesso Norte
Ciclovia de 5km em Lages

Prefeitura construirá ciclovia de cinco quilômetros de extensão, no acesso Norte

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Nesta sexta-feira (7 de agosto) o prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese e o secretário de Planejamento em Obras João Alberto Duarte, assinaram ordem de serviço para a construção de ciclovia na avenida Juscelino Kubitschek, numa extensão de 5,15 mil metros, desde a altura do trevo de entroncamento com a avenida João Goulart até o trevo de acesso à BR-116.

A empresa vencedora da licitação para execução desta obra, a Branger Engenharia Ltda, tem prazo de quatro meses para entregar a obra concluída, mas o engenheiro responsável, Dieferson Branger, afirma que em menos de 60 dias a ciclovia ficará pronta.

O prefeito Antonio Ceron disse que esta obra atende um pedido do grupo de ciclistas e do vereador, Gerson Omar dos Santos, ele que também pratica o esporte e é conhecedor da necessidade de implantação de dessa infraestrutura viária na movimentada avenida de acesso Norte à cidade de Lages. “É um investimento próximo de R$ 1 milhão,obra de melhoramento da infraestrutura urbana, interligando por ciclovia os bairros Maria Luiza Jardim das Camélias e Restiga Seca e que facilitará o deslocamento dos ciclistas por uma extensão de 5 quilômetros do acesso Norte à cidade”, destaca Ceron.

“Lages tem cerca de 2 mil ciclistas e esta obra é necessária por um questão de segurança no trânsito. A Juscelino Kubitschek é uma via muito utilizada pelos ciclistas e a obra contempla projeto de melhoria na mobilidade urbana”, fala Gerson.

Já o ciclista, Leandro Correa, diz que o trânsito por esta avenida é muito perigoso devido ao grande fluxo de caminhões. “Para aqueles ciclistas iniciantes é um pouco arriscado andar hoje pela Juscelino Kubitschek, pois o pessoal (motoristas) não respeita tanto quem está andando de bicicleta”, declara o ciclista. “Com uma ciclovia, com certeza haverá segurança no trânsito e melhoria na mobilidade urbana”, fala Leandro Correa.

A obra compreende inicialmente a regularização do subleito da faixa delimitada da ciclovia. Haverá colocação de brita graduada com espessura de 13 centímetros e revestimento em CAUQ (concreto asfáltico usinado a quente), com espessura de três centímetros. Será feita a marcação de ciclovia ao longo da via e a implantação de tachão bidirecional (separador de via). Também será implantada a marcação de faixa exclusiva, na cor branca.

Especificações Técnicas da Obra

Largura da pista – 2,50 metros;

Extensão – 5,15 quilômetros;

Área Pavimentada – 12.900,00 metros quadrados;

Investimento – R$ 888.542,72;

Empresa Executora – Branger Engenharia Ltda;

Prazo de Execução – em até quatro meses a contar da data assinatura da ordem de serviço;

Texto: Iran Rosa de Moraes