O governador Carlos Moisés e o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, participaram nesta segunda-feira, 10, da entrega de 15 ônibus para o transporte escolar das prefeituras da Serra Catarinense. Os recursos somam investimento de R$ 2,9 milhões e têm como origem uma emenda parlamentar da deputada federal Carmen Zanotto.
A entrega dos ônibus ao Governo do Estado ocorreu em Lages, que receberá dois dos novos veículos escolares. Outros 13 municípios serão beneficiados com um ônibus cada: Abdon Batista, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Fraiburgo, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do Cerrito, Urubici, Urupema e Vargem.
O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, reforça que esses veículos atendem todas as exigências de segurança para transportar cerca de dois mil estudantes da rede estadual por mês. “Trata-se de um esforço conjunto do Governo e dos parlamentares para atuarmos na renovação da frota de veículos escolar”, pontua.
“Os novos ônibus do transporte escolar são fundamentais até para o nosso “novo normal”, quando houver a retomada das aulas presenciais, para aumento e substituição da frota atual. Precisamos sempre dar a segurança necessária às nossas crianças”, comentou a deputada Carmen Zanotto. Além dela, acompanharam o ato o deputado federal Fabio Schiochet e os deputados estaduais Marcius Machado, Nilso Berlanda e Paulinha.
Os veículos entregues nesta segunda-feira respeitam o padrão do Programa Caminho da Escola, aprovado pelo MEC e pelo Inmetro como o melhor modelo para o transporte dos estudantes do ensino básico. Os micro-ônibus têm 29 lugares e custo de R$ 193,6 mil por unidade.
Conforme o programa, realizado no âmbito do FNDE, a renovação da frota de ônibus escolares visa garantir segurança, qualidade no transporte de estudantes e ampliar o acesso e a permanência deles na educação básica, combatendo a evasão escolar com ênfase em áreas rurais e de difícil acesso.
Em Santa Catarina, o sistema de transporte escolar é feito em parceria da SED com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), incluindo os alunos das redes estadual e municipal de ensino. A gestão é feita pelos municípios e o Estado faz repasses mensais para o custeio do transporte dos alunos e a manutenção dos ônibus. Com a suspensão das aulas presenciais, o serviço também está interrompido temporariamente.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED