O Município publicou oficialmente na noite de quinta-feira (29 de outubro), o Decreto nº 18.213 que regulamenta as medidas de enfrentamento e combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) em Lages. O documento foi elaborado, tendo em vista que nesta semana o Governo do Estado divulgou a atualização da Matriz de Avaliação de Risco Potencial, onde a Serra Catarinense migrou da classificação Amarela (risco alto) para Laranja (risco grave).
O Município terá de seguir as portarias definidas pelo Governo do Estado de Santa Catarina que determinam as regras para o funcionamento das mais diversas atividades.
Alguns dos indicadores utilizados pela Secretaria Municipal da Saúde para acompanhar o ritmo de evolução da pandemia, comprovam que houve, nos últimos dias, um volume mais intenso de confirmações de casos da Covid-19 em Lages, além do crescimento proporcional nos índices de pacientes monitorados, aumento na taxa de ocupação de leitos UTI-Covid, entre outros.
Importante ressaltar que a pandemia não cessou e a população deve continuar adotando as determinações e recomendações dos órgãos de saúde, como, por exemplo, uso da máscara facial, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, manter distanciamento social e evitar aglomerações.