Os prefeitos da Serra Catarinense participaram na tarde desta sexta-feira (05), da primeira assembleia ordinária de trabalho da Amures, neste início de ano. O encontro presencial, no auditório da entidade respeitou o regramento sanitário obrigatório contra o Covid-19, de uso de álcool, máscara, distanciamento e poltronas vagas.
A presidente da Epagri Edilene Steinwandter, deputada federal Carmen Zanotto e o deputado estadual Marcius Machado, também participaram da assembleia. A oportunidade serviu, ainda, para assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cis-Amures. Foi apresentado pela presidente, prefeita de Urubici Mariza Costa, a situação das emendas e recursos que estão sendo investidos nos serviços em toda região.
“Importante esta reunião para fortalecer nosso entrosamento e oportunizar aos novos gestores conhecer as parceiras, contratos e convênios com instituições como Epagri e Caixa Econômica Federal”, citou o presidente da Amures, Tito Pereira Freitas.
A primeira definição da assembleia foi a escolha dos nomes para compor o Conselho Consultivo. Por unanimidade foram indicados os prefeitos de Anita Garibaldi João Cidinei da Silva e de São Joaquim Giovani Nunes. Juntos com Tito Freitas, Ademilson Conrado e Mariza Costa, eles compõem o colegiado consultivo.
O Superintendente de Governo da Caixa Econômica Federal na Serra e Oeste, Carlos Alberto Bonin e o Gerente de Lages, Alimir Turra, apresentaram os programas e linhas de créditos da Caixa que os municípios podem acessar. Da mesma forma, a presidente da Epagri Edilene Steinwandter apresentou aos prefeitos, os 36 projetos desenvolvidos pela Epagri nas unidades de Lages e outros 19, em São Joaquim.
A deputada federal Carmen Zanotto falou das emendas de sua autoria em áreas como saúde, agricultura, infraestrutura, custeio e meio ambiente, cujos recursos pulverizam ações aos 18 municípios da Serra Catarinense. Da mesma forma o deputado Marcius Machado apresentou suas ações parlamentares e colocou seu gabinete a disposição dos prefeitos em Florianópolis.