A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Vigilância Epidemiológica de Campo Belo do Sul, faz um alerta sobre a Febre Amarela a toda a população, o Vírus da Febre Amarela já está circulando na serra catarinense.
Foram encontrados macacos-bugios mortos nas cidades de Palmeira, Anita Garibaldi e Bocaina do Sul, onde tiveram a confirmação das mortes por Febre Amarela pelo Laboratório Central (Lacen).
Em Campo Belo do Sul foram encontrados oito Bugios mortos, nas localidades de Atanásio Pereira, Morro Agudo e Rodeio da Pedra, foram coletadas amostra de tecido dos animais para analise no Lacem, o resultado demora cerca de 30 dias para chegar, só depois do resultado pode-se confirmar ou não que os amimais morreram devido ao vírus da Febre Amarela.
A vigilância epidemiológica de Campo Belo do Sul pede a população que caso encontrem algum macaco (Bugio), morto ou doente deve-se proteger o local de outros animais e avisar imediatamente a Secretaria de Saúde, hospital local ou Bombeiros Voluntários.
A morte do macaco-bugio é um indício que o vírus circula pela região, o Bugio não transmite o vírus para humanos, por esse motivo os animais não devem ser mortos, mas preservados.
A única forma de se prevenir da Febre Amarela é tomando a vacina, a doença é transmitida em humanos por meio de mosquitos infectados com o vírus, se você ainda não está vacinado procure imediatamente a sala de vacina do seu Município, pois a doença é grave e pode levar à morte.
Com uma dose da vacina a pessoa fica ilumine pelo resto da vida, as doses estão disponíveis para quem tem entre nove meses e 59 anos de idade, acima de 60 anos, deve-se passar por avaliação médica.