Você está visualizando atualmente Em nova reunião prefeitos decidem que manterão aulas presenciais
Reunião ocorreu de forma virtual

Em nova reunião prefeitos decidem que manterão aulas presenciais

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

As prefeituras cumpriram com as medidas sanitárias dos Planos Municipais de Contingências contra a Covid-19 e manterão as aulas presenciais nos 18 municípios da Serra Catarinense. Pelo menos, até que haja uma nova determinação estadual. Foi o que decidiram os prefeitos da Amures, em reunião virtual na manhã desta sexta-feira (05).
O único município da região, que ainda não iniciou o ano letivo é Bocaina do Sul. Mas já programou a retomada a partir de quarta-feira da próxima semana. Outra situação atípica foi do município de Painel, que teve um surto de casos de Covid-19 e cancelou as aulas na semana passada. Mas retorna ao normal a partir de segunda-feira (08).
O balanço da situação de contágio de trabalhadores em educação na rede municipal da região, foi apresentado pelo coordenador do Programa de Educação Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, Carlos Moreira. Comprovados com atestado médico, foram identificados 76 casos de professores.
Também foram confirmados com testagem 12 diretores e coordenadores, 16 auxiliares, 22 merendeiras, 31 estudantes e crianças e 28 funcionários de secretaras de Educação. Com sintomas da doença foram identificadas outras 299 pessoas, entre trabalhadores em educação e alunos.
O prefeito Antônio Ceron, lembrou que semana passada havia 192 profissionais da educação afastados e hoje, tem 353 pessoas positivadas ou afastadas por Covid-19. “Entendo a gravidade do momento, mas não vejo clima para fechamento das escolas enquanto não houver outras medidas mais restritivas pelo Estado”, comentou.
Da mesma forma, o prefeito de São Joaquim Giovani Nunes, reconhece a dificuldade de manutenção das aulas presenciais, mas defende a aplicação dos Planos de Contingência.
“A Educação é essencial e não podemos retroceder. Vamos respeitar as medidas restritivas e tratar caso a caso nas escolas”, defende.
Até quinta-feira, havia 184 casos confirmados e 300 afastamentos por suspeita na Serra Catarinense. Para o presidente da Amures, prefeito de Capão Alto Tito Pereira Freitas, houve todo um planejamento desde o ano passado para a retomada das aulas presenciais e devem mantidas.
Ficou acertado também, que será feito um monitoramento da evolução da pandemia pelo Programa Educação Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama e se algum município tiver agravamento da situação, poderá cancelar as aulas de acordo com orientação do Comitê Municipal de Contingência.