Começou na manhã desta segunda-feira (22 de março), a montagem da decoração da Páscoa na Praça João Costa, em frente ao Espaço Cultural Aristiliano Ramos – espaço inaugurado pelo Prefeito Antonio Ceron na conclusão da primeira etapa da revitalização do Centro em novembro de 2018.
A proposta da Prefeitura de Lages é simbolizar a Páscoa com elementos que tragam mensagens de paz, alegria e positividade. Foi com esses objetivos que há um mês as equipes de artesãs da Secretaria de Assistência Social que atuam na Casa do Artesão, e da Fundação Cultural de Lages (FCL) vêm criando elementos decorativos com um colorido especial e divertidos.
Segundo o superintendente da Fundação Cultural, Giba Ronconi, a ideia começou em 2020, mas não pode ser aplicada por causa do início da pandemia. “Pensávamos em um evento de páscoa, porém, não conseguimos aplicar. O prefeito Ceron pediu para retomarmos o projeto para este ano, mas com uma proposta contemplando a decoração, já que ainda vivemos um momento que requer cuidados. No entanto, não poderíamos deixar a data mais uma vez em branco”, diz.
Em cada símbolo, mensagens de esperança
O trabalho de criação das peças decorativas de Páscoa pela equipe da Casa do Artesão buscou inspiração nas palavras positivas e nas cores quentes e alegres. “Cada detalhe partiu da discussão que tivemos há mais de um mês, uma páscoa com mensagens alegres e com símbolos de esperança. Mais ou menos como temos trabalhado no dia a dia na Casa do Artesão”, diz a artista Vera Corso.
Quem passar pela Praça João Costa, além de conferir o magnífico trabalho de decoração da Páscoa, também pode visitar o Armazém das Artes, que está aberto e logo estará recebendo produtos de páscoa para a venda. Todos os produtos produzidos por artesãos lageanos têm 100% do resultado das vendas revertidos para os próprios produtores.
A previsão para a conclusão da decoração de páscoa no Espaço Cultural Aristiliano Ramos é para a manhã desta terça-feira (23 de março).
Por Fabrício Furtado