Em portaria publicada nesta segunda-feira (29), um recurso de R$ 432 mil foi disponibilizado para a implantação de nove leitos de UTI adulto, para pacientes graves com Covid-19 no Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, em Lages. Os recursos possibilitarão a abertura de nove leitos, prometidos pelo Secretário de Estado da Saúde em sua visita à Lages, durante o mês de março.
A estrutura será montada ainda na ala antiga, mas deve auxiliar no atendimento à pacientes que aguardam na fila de espera. Na última atualização da Secretaria Municipal de Saúde, de Lages, 19 pacientes aguardavam por um leito de terapia intensiva na região. A ocupação permanece em 100%. A expectativa é que esses leitos sejam abertos ainda na próxima semana.
Em nota, o Ministério da Saúde afirma que tem apoiado de forma rigorosa, estados e municípios, durante a pandemia da Covid-19. Nessa afirmação, está incluso o fornecimento de infraestrutura, recursos financeiros e auxílio técnico para o combate à doença. Em Santa Catarina, Blumenau será contemplado com a abertura de 45 leitos UTI e Florianópolis com seis, no valor total de R$ 2,8 milhões.