Quase um mito na política de São José do Cerrito, o ex-prefeito José Maria de Oliveira Branco, foi mais uma vítima da Covid-19. A morte dele foi anunciada no final da tarde desta terça-feira (30), depois de oito dias internado no Hospital Tereza Ramos, em Lages.
“Zé Maria”, como era conhecido foi prefeito por três mandatos. Sua liderança sempre foi decisiva nos processos eleitorais. Ao apresentar os sintomas do Coronavirus, como baixa oxigenação no sangue e falta de ar, ele teve de ser internado, mas acabou não resistindo devido as complicações da doença.
Zé Maria teve papel preponderante na eleição passada, que ajudou a levar o prefeito José Dirceu da Silva à vitória em São José do Cerrito. E vinha desempenhando a função de chefe de gabinete, até ser acometido pela doença.
Sua e capacidade de articulação era inquestionável e chegou a exercer o cargo de presidente da Amures em duas ocasiões. Entre abril de 1995 a março de 1996 e entre março de 2003 a março de 2004. Atualmente ocupava o cargo de presidente do PSDB no município.
O presidente da Amures prefeito de Capão Alto, Tito Pereira Freitas, em nome dos demais prefeitos do Sistema Amures, Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS-AMURES e o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – CISAMA, presta as mais sinceras condolências à família do ex-prefeito.
O prefeito de São José do Cerrito publicou na noite de desta terça-feira, decreto de luto oficial de três dias, pela morte do amigo e correligionário. No município, há um sentimento de comoção pela perda do líder Zé Maria.
Zé Maria é o quarto ex-prefeito da Serra Catarinense acometido a óbito pela Covid-19. Há poucos dias Urupema passou por situação semelhante com a morte de Áureo Ramos de Souza. Primeiro foi o ex-prefeito de Urubici Fidelis Schappo e depois o ex-prefeito de Bom Retiro Valdir Hemkmaier.