O governador Carlos Moises confirmou presença na entrega dos Planos Municipais e Plano Regional de Desenvolvimento Turístico dos 18 municípios da Serra Catarinense. Evento agendado para segunda-feira (31), em reunião da Amures na Casa da Cultura, em São Joaquim.
A elaboração e organização dos planos foi do Sebrae/SC, e além da Amures, teve participação do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra e Ministério do Turismo.
Juntas, este grupo de entidades criouu o Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Área Turística da Serra Catarinense e um plano de desenvolvimento turístico para cada um dos 18 municípios que integram a Amures. O evento de entrega iniciará às 9 horas.
O plano regional e os planos municipais foram viabilizados com recursos de emenda da deputada federal Carmen Zanotto para nortear o desenvolvimento turístico de forma organizada e contribuir para o turismo na região serrana de Santa Catarina. O plano regional será entregue ao presidente do Conserra, Elizeu Farias.
Os municípios que receberão os planos municipais de desenvolvimento turístico são Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Lages, Ponte Alta, Urubici, Bocaina do Sul, Capão Alto, Otacílio Costa, Rio Rufino, Urupema, Bom Jardim da Serra, Cerro Negro, Painel, São Joaquim, Bom Retiro, Correia Pinto, Palmeira e São José do Cerrito.
“É uma honra para o Sebrae/SC fazer parte de mais uma conquista para o turismo de Santa Catarina. A região serrana é rica em paisagens, cultura e lazer, e é essencial valorizar cada vez mais o turismo em nosso Estado. Só temos a ganhar com iniciativas como esta, que além de fomentar o turismo, contribuem para o desenvolvimento econômico e social dos catarinenses”, afirma o coordenador Regional do Sebrae, Altenir Agostini.
A turismóloga da Amures, Ana Vieira, explica o trabalho realizado. “Os planos foram trabalhados de forma participativa com a comunidade. Em plena pandemia, conseguimos encontrar mecanismos para que as pessoas pudessem sugerir melhorias. Foi realizado um levantamento em cada um dos municípios, com consultoria executada pelo Sebrae/SC”, disse Ana.
Segundo ela, foram levantados duzentos projetos do setor de turismo, que serão norteadores da região. “A ideia é que cada município abasteça o software GEOR, do Sebrae/SC, e que ali contenham todos os projetos do setor do turismo. O plano será um norteador das ações do turismo, focado na região da Serra Catarinense e nas ações de infraestrutura que precisam ser realizadas”, explica a turismóloga.
Além do governador e prefeitos, estarão presentes na reunião a deputada federal, Carmen Zanotto, o presidente da Santur, Leandro Ferrari Lobo, o coordenador estadual de turismo do Sebrae/SC, Alan David Claumann, o deputado estadual, Marcius Machado, a deputada estadual, Ana Campagnolo, o deputado e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, Ivan Naatz, a deputada estadual, Ana Paula da Silva (Paulinha), o subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, a representante da Embratur para o Sul do Brasil, Julia Zanatta e o presidente do Conserra, Elizeu Farias.
Por Penélope de Bortoli/Sebrae