Na manhã de hoje (31/05), durante ato do Governo do Estado em São Joaquim os Prefeitos da Amures fizeram a entrega de carta ao Governador Carlos Moisés onde solicitam especial atenção e o repasse de recursos para auxiliar os municípios no custeio da saúde.
Em 2021 todos os municípios receberam recursos do Governo Federal para compensar as perdas em função da pandemia do COVID-19. Já em 2021 os recursos não chegaram aos municípios.
De acordo com o Prefeito Edilson Germiniani de Correia Pinto que coordenou a elaboração do documento, este é o maior desafio que os municípios estão enfrentando, de modo especial para aqueles que mantém hospitais municipais.
Em Correia Pinto as despesas com saúde ultrapassam os 30%, quando a obrigação constitucional é de 15%.
O documento foi assinado por todos os Prefeitos da AMURES no entendimento de que o Governo do Estado precisa estender a mão aos pequenos municípios.
Em 2021 a demanda por serviços básicos e hospitalares está muito superior ao ano anterior, pois muitos serviços foram suspensos fazendo com que as doenças fossem agravadas.
Atualmente chegam aos postos de saúde o paciente com COVID, o PÓS-COVID e ainda pacientes de todas as demais comorbidades, agora agravadas.
O Prefeito Edilson extremamente preocupado afirmou que: “se o Governo do Estado não ajudar os pequenos municípios com valores destinados ao Custeio, teremos muitas dificuldades para manter os serviços públicos.”
Por Assessoria de Imprensa de Correia Pinto