Nutricionistas de vários municípios da Serra Catarinense integrantes da Rede Colaborativa de Alimentação Escolar, participam desde a manhã desta quarta-feira (09), de encontro presencial no auditório da Amures. Objetivo principal, discutir a Resolução n° 6, de 08 de Maio de 2020, que estabelece as normas para a execução técnica, administrativa e financeira do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Criado a dois anos a partir de uma mobilização do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, através Arranjo de Desenvolvimento da Educação – ADE, a rede colaborativa é coordenada pela nutricionista de Campo Belo do Sul, Cristiane Borges Waldrigues e tem como vice, a nutricionista de Urupema, Patrícia Pam de Matos.
O foco do grupo é fortalecer as ações, especialmente, neste momento de pandemia da Covid-19. “Essa resolução mirou no enfrentamento à pandemia e busca garantir uma alimentação de qualidade, equilibrada e saudável para as crianças e adolescentes. Por isso, nossa discussão e a importância da troca de informações entre os municípios”, explica Patrícia Pam de Matos.
Durante o ano de 2020, os municípios optaram pela distribuição de kits de merenda escolar. Com o retorno das aulas presenciais, este ano, em que os alunos comparecem às escolas numa semana e em outra fazem as atividades em casa, o trabalho está centrado em atividade nutricionais para despertar nos alunos hábitos alimentares saudáveis.
“Nossos cardápios escolares são balanceados, com alimentos naturais e orgânicos valorizando a cultura alimentar regional. E mesmo assim, ainda há alunos em situação de insegurança alimentar e muitas vezes, não por falta de alimentos, mas por estar consumindo fora da escola alimentos não saudáveis e de forma incorreta”, diz Cristiane Borges Waldrigues.
Com base na Resolução n° 6, de 08 de maio do ano passado é que a Rede Colaborativa de Alimentação Escolar está trabalhando para evitar que crianças em idade escolar apresentes doenças crônicas como diabetes, colesterol e obesidade. Do encontro desta quarta-feira, a proposta é montar uma capacitação para todos os professores dos municípios e trabalhar uma alimentação equilibrada e de resultados.