Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (14), a Abrasel apresentou ao Secretário Estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, as propostas de aprimoramento dos protocolos, que reduzem o risco de contágio no setor da gastronomia de Santa Catarina, além de conferirem um impacto econômico e social menor ao segmento. “Avaliamos o encontro como muito positivo”, afirma Raphael Dabdab, presidente da entidade no Estado.
Entre as sugestões da Abrasel, a redução de restrições para uso de mesas e cadeiras em áreas externas, onde comprovadamente o risco de contágio é significativamente inferior; a ampliação do horário de atendimento para reduzir concentrações e filas, assim como ocorreu em outros setores; e a possibilidade de eliminação do distanciamento entre mesas através do uso de anteparos físicos entre as mesmas.
Segundo Dabdab, o secretário se mostrou muito sensível às propostas e se comprometeu em debatê-las internamente e levá-las ao conhecimento do governador. Disse que, embora a Secretaria tenha grande responsabilidade sobre as ações de enfrentamento – e seja favorável à maioria das propostas – ela não dispõe de total autonomia para realizar mudanças, precisando, por exemplo envolver o Coes, que tem participação de diversos órgãos e outras pastas.
Por Rede Catarinense de Notícias