Você está visualizando atualmente Palmeira completa 26 anos se preparando para o futuro

Palmeira completa 26 anos se preparando para o futuro

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Já se passaram mais de 100 anos de quando os primeiros moradores de Palmeira dos Índios – como era conhecida a cidade de Palmeira – receberam seus títulos de terras, o que aconteceu em 1918. As terras, compradas do Estado, ficavam na passagem das tropas do planalto para o litoral, por onde os tropeiros precisavam passar acompanhados por homens corajosos que os defendessem de possíveis ataques de bugres.

As informações do Sr. Avelino Dionisio Monn, em seu livro “Lembranças de Nossa História”, mostram os retratos de uma grande história que começou muito antes do dia 18 de julho de 1995, quando o município de Palmeira alcançou a emancipação político-administrativa, se desmembrando de Lages, de onde era distrito.

Prestes a completar 26 anos dessa emancipação, Palmeira desponta como uma cidade tranquila e, apesar da pouca população, tem experimentado um desenvolvimento que já credencia o município ao posto de protagonista em algumas áreas, caso, por exemplo, do segmento de carnes, sendo hoje a cidade reconhecida como a Capital Catarinense das Carnes de Qualidade pela Alesc, através de projeto do deputado estadual Marcius Machado, bem como na educação, cujo último IDEB colocou a educação do município entre as três melhores do Estado nas séries iniciais.

Nos últimos anos a cidade tem experimentado várias ações estruturantes e que tem o objetivo de preparar a cidade para um novo ciclo de crescimento. A chegada de infraestrutura de internet baseada em fibra óptica e a modernização do fornecimento de energia, que está em curso pela Celesc, estão contribuindo para alavancar melhorias na cidade.

Com um PIB que chegou a R$ 102 mil em 2018 (último dado divulgado pelo IBGE), Palmeira tem, além da cultura da madeira, indústrias químicas e vê na diversificação da produção agrícola uma alternativa que pode abrir novas fontes de crescimento e desenvolvimento. “Nossa agricultura tem crescido muito. Quando assumimos o município, em 2017, tínhamos três tratores em funcionamento. Hoje temos dez e estamos planejando mais aquisições. As horas trabalhadas pela Secretaria de agricultura vem crescendo, em média, 30% a cada ano”, apontou a prefeita Fernanda Cordova.

O potencial do município é traduzido em números. Ao longo dos últimos quatro anos várias empresas se instalaram no município, investindo, para isso, mais de R$ 11 milhões na construção de suas sedes, com destaque para a Cravil e para a Gamavi, que instalaram grandes unidades de beneficiamento de grãos. A Cravil, inclusive, já ampliou os investimentos iniciais e pretende fazer novo aporte no médio prazo.

 

Ações buscam melhorar o ambiente de negócios no município

Algumas ações do poder público vêm buscando integrar os produtores para melhorar e fomentar o ambiente de negócios local. Uma das principais reivindicações dos produtores, a Cancha de arremates está sendo construída no Parque de Exposições, o que ajudará a alavancar o turismo de negócios, oportunizando maior qualificação dos produtores locais.

Outra ação já em vista é a construção da Casa de Processamento de Carnes, que vai permitir o beneficiamento das carnes produzidas no município. Além disso, a administração do município vem trabalhando em outros eixos que podem gerar mais oportunidades de desenvolvimento, caso da busca da prefeita Fernanda Cordova pela pavimentação do trecho de 27km da SC-284, que liga Palmeira a Correia Pinto pela localidade da Farinha Seca. A via precisa ser incorporada à malha viária do estado para que a ação possa ser realizada e já foram encaminhados protocolos e solicitações à Secretaria de Estado de Infraestrutura com este objetivo. “A pavimentação é um sonho antigo que pode beneficiar várias empresas, as famílias, o turismo e oportunizar maior integração entre os municípios da região. Além de ser uma rota mais próxima de ligação entre Palmeira e a BR-116, que é uma via estratégica para escoamento da produção”, argumenta a prefeita.

Palmeira: Cidade Empreendedora

Dentro deste objetivo de preparar a cidade para o futuro, o município contratou, junto ao Sebrae, a implantação do Programa Cidade Empreendedora, que trabalha em vários eixos, junto ao poder público, ajudando no desenvolvimento de políticas públicas e ações que facilitem a vida dos pequenos empresários, a fim de qualificá-los na gestão de seus negócios.

O Programa foi lançado no início de julho e os consultores do Sebrae já começaram a trabalhar junto às secretarias para realizar diagnósticos e preparar mudanças que vão modernizar a gestão orientando os procedimentos para desburocratizar várias áreas, a fim de facilitar a vida do empreendedor e do cidadão em geral.

Dentro deste contexto, o programa vai impactar inclusive as crianças, através do eixo Educação empreendedora, que vai trabalhar com as crianças de 6 a 10 anos, como atividades extracurriculares, competências que vão ajudar no desenvolvimento de competências essenciais para despertar o empreendedorismo.

“Nós sabemos que para a cidade crescer de forma sustentável, é preciso que as pessoas também cresçam. Por isso trouxemos esse programa, com objetivo de oportunizar capacitação para todos os nossos cidadãos, pois é o crescimento deles que vai impulsionar o desenvolvimento da nossa cidade de forma duradoura. E que nestes 26 anos nosso município cresça cada vez mais”, finalizou a prefeita.

 

Por Assessoria de Imprensa de Palmeira