Turistas de praticamente todas as regiões do Brasil estão invadindo a Serra Catarinense, desde a tarde de quarta-feira (28), quando os noticiários dos telejornais de rede nacional e redes sociais anunciaram a chegada de uma onda de frio de forte intensidade. O registro da neve, como era esperado, mais uma vez levou os visitantes ao delírio, tamanha a felicidade ao assistir os flocos de neve que se acumularam em todos os municípios.
A praça João Ribeiro em frente à igreja Matriz em São Joaquim, começou a ser ocupada pelos turistas no final da tarde. Só por volta das 21h20min caíram os primeiros flocos de neve, acompanhado de fortes rajadas de vento. O termômetro eletrônico da praça marcava 2 graus negativos e as pessoas não arredaram o pé, à espera do fenômeno da neve.
Aos gritos e assobios, os turistas comemoraram a precipitação de neve que se acumulou e em alguns pontos, chegou a formar uma camada espessa de 15 centímetros. Com tanta neve, não demorou para crianças e adultos construírem bonecos de neve para registrar o momento histórico em frente à igreja matriz de São Joaquim.
Na praça Cesário Amarante, onde funciona a estrutura da Central de Informações Turísticas de São Joaquim, algumas árvores estavam congeladas devido a geada da noite anterior. As comemorações se intensificaram com a neve que precipitou por quase uma hora. Os turistas brincaram até de “guerra” com bolas de neve.
Segundo a secretária de turismo de São Joaquim, Adriana Schlichting de Martin, toda rede de hospedagem do município composta por 840 leitos de hotelaria e outros 900 leitos de pousadas alternativas está ocupada. “As reservas se estendem pelo restante da semana e praticamente toda rede está com lotação máxima”, informou Adriana Schlichting.
Na manhã desta quinta-feira (29), a neve permanecia acumulada em todos os municípios da Serra Catarinense. A formação de espessa camada de gelo em rodovias como SC-390, em Bom Jardim da Serra, SC-114 em São Joaquim, SC-110 em Urubici, SC-112 em Urupema e especialmente na Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco, obrigou a Polícia Militar Rodoviária a bloquear o tráfego até perto do meio dia.