Você está visualizando atualmente Selo Arte para o Mel de Melato de Bracatinga e Silvestre de Correia Pinto
Apiário Lirion poderá vender mel para todo Brasil

Selo Arte para o Mel de Melato de Bracatinga e Silvestre de Correia Pinto

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

O primeiro Selo Arte para produção de Mel de Melato da Bracatinga da Serra Catarinense, foi oficializado na manhã desta quarta-feira (11), para o Apiário Lirion, em Correia Pinto. O prefeito Edilson Germiniani dos Santos acompanhou a solenidade, junto com representantes de entidades como Cidasc, Epagri e Cisama.

Conferido pela Cidasc, por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, a certificação é específica para produtos das agroindústrias que atenderem aos requisitos previstos nas normativas estaduais e federais. E no caso do Apiário Lirion, de propriedade de Neide dos Santos Reif, a certificação foi para o Mel Silvestre e o Mel de Melato da Bracatinga.

Na Serra Catarinense esta é a quarta certificação de Selo Arte conferida pela Cidasc. Já possuem o reconhecimento, o Frescal e uma queijaria de São Joaquim e outra queijaria de Bom Retiro. O Mel de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro, recebeu recentemente o reconhecimento de Identificação Geográfica, uma certificação que distingue produtos que só adquirem aquela característica se produzidos naquelas condições de solo, clima e vegetação, sofrendo também influência da cultura e do saber fazer local.

Na atividade da apicultura há 30 anos, Lirion Antônio Reif, marido de Neide, disse que realizou um sonho com o Selo Arte. “É uma conquista de buscávamos há décadas e agora poderemos comercializar nosso mel para todo Brasil. Tanto o silvestre quanto o de melato de bracatinga. Agradeço à minha equipe e aos técnicos do Cisama, prefeitura, Cidasc e Epagri que nos auxiliaram”, declarou Lirion Reif.

O projeto estrutural do apiário foi desenvolvido pela equipe de engenharia da Amures. Já a inspeção que levou a esta certificação, foi através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), pelo Programa de Sanidade de Produtos Agropecuários e Serviços de Inspeção Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama.

A médica veterinária Andressa Barbosa, coordenadora do programa de inspeção, acompanhou a solenidade, junto com convidados como o assessor especial do Governo na Serra Catarinense Lucas Neves, diretor de Defesa Agropecuária Diego Rodrigues Torres Severo e dentre outros, o diretor de desenvolvimento institucional da Cidasc, Marcos Roberto Pacheco.

O prefeito Edilson Germiniani dos Santos, disse que o mérito pela conquista do Selo Arte é de todas as pessoas e instituições, que contribuíram direta e indiretamente. E que agora, o mel de Correia Pinto poderá ser comercializado para todo país, se constituindo em mais uma marca da Serra Catarinense.