Oferecendo produtos com selos e de qualidade, a Feira da Agricultura Familiar acontece nesta sexta-feira (27), a partir das 13h30 na Casa do Agricultor, ao lado do Posto Mãe Aparecida.
Com mais de 10 agricultores participantes, a feira oferecerá artesanato e produtos e alimentícios como verduras, legumes, pão, massas caseiras, doces em conservas e também produtos artesanais.
A responsável administrativa da Casa do Agricultor, Gislaine Santos de Farias, explica que antes da pandemia da Covid-19, em março de 2020, a feira acontecia na praça da Prefeitura. “Mudamos a localização da feira para a Casa do Agricultor, assim os produtos ficarão visíveis para quem transita na SC-114, assim ampliando a comercialização. A feira gera desenvolvimento ao setor rural, também oferece à população produtos frescos, com preços acessíveis”, explica.
Segundo o técnico da Epagri, Luiz Tadeu de Souza, a feira é de extrema importância para valorizar a agricultura familiar, proporcionando uma fonte alternativa de renda e também oferecendo à população, produtos de qualidade. Exemplo disso é o caso de dona Juventina Moraes, que mora no interior do município e produz massas, conservas dentre outros produtos caseiros. “Sempre fui agricultora, essa será minha primeira vez participando de uma feira aqui em Palmeira, estou feliz que agora todas as sextas-feiras vou comercializar meus produtos na cidade”, relata Juventina.
A agricultora Denize de Lurdes Andrade de Jesus, faz parte do Grupo Mulheres em Ação, e também vai participar da feira comercializando aipim, batata doce, derivados de milho como fubá e quirera e também derivados de leite como coalhada,queijo, rosca de polvilho, manteiga, nata e doce de leite. “A importância de participar é expor os produtos que temos na propriedade, além disso vou levar pastel para fritar na hora. Fazemos muita amizades e obtemos uma renda extra”, comenta.
Sendo um evento realizado pelo grupo de agricultoras Mulheres em Ação, com o apoio da Epagri e também da prefeitura, a expectativa é que a população participe, assim incentivando a agricultura e a comercialização local.
Por assessoria de imprensa da Prefeitura de Palmeira