“O Mercado Público Municipal tem de ser o espaço do lageano, com toda sua gastronomia, seu artesanato, sua cultura, enfim. E nesse rico espaço, irá receber e mostrar para o turista o seu bem mais precioso, que é a hospitalidade” – Executivo de Turismo e responsável pela gestão do Mercado, Amauri Bacci
Na Semana de Lages (21 a 27/11), quando o município comemora 255 anos de fundação, a cidade vai ganhar um grande presente, que é a inauguração do Mercado Público Municipal. A Obra física, de mais de 3,6 mil m² (três mil e seiscentos metros quadrados) está concluída, tendo sido entregue pela construtora ao Município no último mês de Maio.
E neste período a Administração Municipal está empenhada na licitação dos últimos 18 boxes de um total de 40, para comercialização de produtos essencialmente regionais, desde a gastronomia até o artesanato e outras conveniências como praça de alimentação, floricultura, casa de mate, choperia, tabacaria e empório de produtos naturais.
Espaços culturais
Além de oferecer uma gama de produtos regionais em suas lojas, o Mercado Público se caracterizará pelos espaços culturais. São três áreas nobres, sendo duas no térreo e uma no piso superior, onde se abre espaço para a cultura, seja ela por exposições, apresentações culturais e ainda um mini auditório com capacidade para 40 lugares.
Resgate da história
Junto a um dos espaços culturais está uma preciosidade. Aliás, duas preciosidades, sendo a primeira, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que durante 30 anos esteve num santuário no Mercado, sob os cuidados da progenitora do radialista Jones Paulo Damasceno, a senhora Marlene Alves Damasceno (in memorian).
Com o fechamento do Mercado, a santinha ficou aos cuidados do radialista, que recentemente entregou para a Fundação Cultural, a qual mandou fazer a restauração. Agora está pronta para voltar ao seu lugar de origem. E o local não poderia ser mais apropriado, senão o do espaço religioso, onde o piso mantém os ladrilhos originais do Mercado Público, da década de 1950.
Concorrência Pública
A licitação está em pleno andamento, através do Edital de Concorrência Pública 04/2021, por maior oferta por box. O prazo é 4 de outubro corrente, às 9h, quando será feita a abertura das propostas. Depois disso serão analisadas documentações e homologados os nomes daqueles que ocuparão os boxes ainda vagos para a exploração do Mercado Público.
Abaixo a lista de disponibilidades: