A pedido do prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, se iniciou nesta semana, o Levantamento de Pontos e Potenciais Turísticas pela equipe técnica da Amures. O grupo de trabalho é formado pela assessora de turismo da Amures Ana Vieira, assessor de Comunicação, Onéris Lopes, assessor de Tecnologia da Informação, Anderson Amarante e a engenheira civil Indiamara Ribeiro.
O levantamento tem à frente a secretária de Educação, Enia de Lima e a diretora de Cultura e Turismo, Gislaine do Prado. Elas definiram os locais a serem visitados e inspecionados pela equipe de turismo da Amures. O trabalho de campo iniciou na segunda-feira (27) e se estendeu por esta terça-feira (28).
Além da identificação das potencialidades dos locais, é feito o georreferenciamento, fotografado e filmado nesses dois dias, foram consolidadas 15 visitas técnicas em localidades como reassentamento Santa Catarina, Lagoa da Estiva, Santa Ana e Centro da cidade.
A equipe retornará ao município para a continuidade dos trabalhos nos próximos dias, sempre sob coordenação do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, que pertence à Secretaria de Educação, Cultura e Turismo.
Após concluído o levantamento, será realizada devolutiva com participação das autoridades locais e dos proprietários dos equipamentos e pontos mapeados. Na ocasião, serão feitas as recomendações de intervenções necessárias para aprimorar os atrativos turísticos ou tornar os locais potenciais, de fato, pontos turísticos.
O prefeito João Cidinei da Silva, a secretária de Educação, Enia de Lima Scheuermann e a diretora de Cultura e Turismo, Gislaine do Prado agradeceram o apoio da Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures. “Com esse trabalho em conjunto com a Amures, buscamos alavancar o turismo local, pois somos privilegiados pelas belezas naturais em nossas terras e no entorno, que são os lagos, nossa história leva o nome da Heroína Anita Garibaldi e nossa cultura, por meio do turismo, também será preservada e enaltecida”, comentou o prefeito.
Na ocasião foi realizado sob orientação da engenheira Indiamara Ribeiro, o levantamento aéreo dos mais de 1.200 metros de extensão das ruas Idalino Fernandes Sobrinho, Miguel Baby Sobrinho, IV de Dezembro e Vidal Ramos Sobrinho, que são um prolongamento da SC-390 e cortam o município, de uma extremidade a outra e receberá em breve projeto de pavimentação cênica turística da equipe da Amures.