Anualmente, no mês de Outubro, inicia-se uma campanha mundial chamada de Outubro Rosa, que, em Lages terá como objetivo promover e qualificar a mobilização social no controle do câncer, além do empoderamento feminino no fortalecimento da saúde da mulher, por meio de ações de educação e comunicação em saúde entre população, entidade e profissionais.
A conscientização sobre o tema torna-se indispensável, visto que o câncer de mama é a primeira causa de morte em mulheres por este tipo de doença no mundo, e no país, esse é o segundo tipo de câncer com o índice mais elevado de mortalidade.
A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde anuncia que realizará ações visando a prevenção e promoção em saúde, além de dar destaque para a importância da realização da mamografia, já que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, em caso de resultado positivo.
O que é o câncer de mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.
O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.
Fonte: INCA: Instituto Nacional de Câncer
Diagnóstico precoce
Um dos principais objetivos da campanha é incentivar mulheres a frequentar o médico, com a intenção de realizar exames preventivos, como a mamografia e exame do colo do útero, que alertará para possíveis alterações, aumentando a chance de tratamento e reduzindo assim a mortalidade pela doença.
Além da ida ao médico, o autoexame das mamas também se faz importante, acendendo a luz de alerta caso a mulher sinta que há algo diferente do comum ao apalpar os seios.
É importante ressaltar que mesmo que não sinta alterações no toque, a mamografia deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano, por um profissional da saúde.
“O outubro rosa se consolida como mês da prevenção ao câncer de mama, e o CEASM há anos é parceiro desta causa. Em Lages, aproveitamos esse mês para estender esse olhar para a mulher como um todo, olhando de uma forma holística para sua saúde. Durante o mês de outubro, teremos algumas ações que englobarão os diversos públicos, desde a comunidade, profissionais de saúde de Lages e região, bem como atenção à saúde das servidoras do município de Lages”, destaca Renata Meurer Tausendfreund Laiden, enfermeira e coordenadora do Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (CEASM).
Por Folha da Serra