Você está visualizando atualmente Thiago Vieira diz em reunião de prefeitos que há margem para mais projetos

Thiago Vieira diz em reunião de prefeitos que há margem para mais projetos

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Os prefeitos da Amures realizaram na manhã desta sexta-feira (05), na Câmara de Vereadores de Urubici, a quinta assembleia descentralizada do ano. A reunião foi conduzida pela vice-presidente da Amures, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova e contou com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade Thiago Vieira.

Ele abriu os trabalhos e falou das dificuldades estruturantes da Serra Catarinense. Disse que o governo do Estado ajudará a equacionar essas dificuldades e lembrou que ainda é possível avançar em novas demandas. Thiago Vieira pernoitou numa pousada em Urubici e reconhece o potencial do município como polo indutor turístico, mas que precisa melhorar a estrutura assim como outros municípios.

Ao elogiar a integração regional do prefeitos, o secretário citou como exemplo o que fazem os prefeitos para consolidar o turismo. E recomendou que há possibilidade de novas demandas com o que chamou de “onda municipalista”, do governo Carlos Moisés. A prefeita de Urubici Mariza Costa, presidente do Consórcio de Saúde recepcionou os prefeitos e agradeceu a presença de todos. E destacou a importância de projetos que contemplem ações estruturantes nos municípios. 

O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi teve o aval do secretário para encaminhar uma moção para renomear o Aeroporto do Planalto Serrano para Aeroporto Regional da Serra Catarinense. Thiago Vieira, aproveitou para confirmar aos prefeitos, que dia 16 de novembro iniciam as vendas de passagens para o aeroporto Vira Copos (SP), e o voo inaugural acontecerá na última semana de janeiro.

A deputada federal Carmen Zanotto ofereceu emenda parlamentar para ajudar no estudo de viabilidade tecnica ecnomica e ambiental da ponte das goiabeiras, em São Joaquim. Thiago Vieira disse que o projeto já está pronta e que assim como a ponte, a rodovia Caminhos da Neve receberá recursos para execução dos 9 Km restante, com previsão de licitação em janeiro. E assim, Carmen Zanotto deverá destinar emenda para obras de terceira faixa da BR-282.

 

Usina de Asfalto e demandas da saúde

 

O diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, Selênio Sartori, pediu celeridade ao secretário no encaminhamento de documentações para implantação da usina de asfalto. São 27 itens a serem licitados e demandará muito tempo e trabalho.

Pediu também, agilidade nos encaminhamentos para construção da ponte sobre o rio Canoas entre Otacílio Costa e Bocaina do Sul. Thiago Vieira respondeu que a usina de asfalto será liberada na próxima visita do governador Carlos Moisés a Lages, ainda em novembro.

Da mesma forma, se comprometeu em agilizar o convênio para construção da ponte do Canoas. A reunião se desdobrou com pauta do Cisama, onde Selênio Sartori complementou informações sobre a implantação da usina de asfalto e aquisição de dois veículos para os 18 municípios da região, sendo um Argo e Fiat Estrada.

Selênio entregou, também, documentação de legalização ambiental obtida junto a Agência Nacional de Mineração – DNPM e Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA, de cinco cascalheiras para Otacílio Costa e seis para Lages.

A reunião se estendeu com pauta do Consórcio de Saúde – CIS-Amures, onde foram tratados assuntos como compra de serviços, regulação de demandas e foi anunciado por Carmen Zanotto, recursos para ajudar a diminuir as filas de espera de consultas, exames e procedimentos diversos da saúde.

Os prefeitos definiram que a próxima reunião da Amures acontece em Lages e a última, em Capão Alto, quando deverá ser confirmada a nova diretoria da associação para o exercício 2022, sob o comando a prefeita Fernanda Córdova, como foi pactuado pela atual gestão de prefeitos.